Ação também inclui visita técnica nos “Caminhos da Serra do Mar’ e em Aldeia Guarani.

A Secretaria de Educação e Cultura está promovendo um Curso de Aperfeiçoamento (110 horas de formação) para os docentes da rede municipal de ensino, intitulado “O Processo de Independência, a Formação da Nação e os seus Reflexos no Interior Paulista: economia e agentes políticos”. O curso realiza uma reflexão sobre o Bicentenário (200 anos) da Independência do Brasil (1822 – 2022) e os Cento e Noventa Anos (1832 – 2022) da fundação de Descalvado, que foi criado, enquanto um núcleo de povoamento paulista, apenas dez anos depois da proclamação da autonomia política do país.

O curso é desenvolvido com atividades online, atividades presenciais e algumas visitas técnicas, em um total de, aproximadamente, cem (100) professores, divididos em três turmas (matutina, vespertina e noturna). Os objetivos mais específicos do curso também estão relacionados com a confecção de atividades pedagógicas que possam ser desenvolvidas com os alunos, nos vários segmentos, na temática abordada.

A última visita técnica foi realizada no início de julho. O grupo visitou o Caminho do Mar, estrada que ligava o litoral santista à cidade de São Paulo, desde o período colonial. O caminho inicial de pedra, intitulado Calçada do Lorena, era usado pelos tropeiros para o transporte de mercadorias e cargas entre o litoral e o planalto. O nome é alusivo ao governador da capitania de São Paulo na época. D. Pedro utilizou este caminho quando da subida da serra, em 1822, e o evento do Ipiranga, então um bairro rural às portas da vila de são Paulo.

Posteriormente, no início do século XX, surgiu uma estrada pavimentada com concreto (atualmente tombada como patrimônio histórico), quando do surgimento do automóvel. O grupo de docentes conheceu os dois caminhos, com vários monumentos e marcos ao longo do percurso. No dia seguinte, já no município de Bertioga, no litoral, foi visitada a comunidade indígena do rio Silveiras, um dos núcleos que congrega quinhentos e cinquenta (550) indígenas guaranis que vivem ao pé da Serra do Mar, no distrito de Boracéia.

O contato com a cultura e o cotidiano dos habitantes originários do país foi muito interessante: ele quebra modelos mentais, relativiza alguns preconceitos e contribui para uma reflexão sobre o processo de ocupação e construção do país.