O prefeito Becão assinou na manhã desta terça-feira (6) a renovação do convênio para o Programa de Prevenção do Câncer do Colo Uterino, parceria firmada há cerca de 7 anos com o Hospital de Amor de Barretos. A assinatura foi feita com a presença do Coordenador de Prevenção do Câncer do Colo do Útero, Marcelo Almeida, e do Secretário de Saúde, Wander Boneli. Além disso, o prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa, também participou do encontro para assinar a renovação do mesmo convênio mantido pelo município vizinho junto ao Hospital de Amor. As parcerias mantêm as duas cidades como referência nos exames preventivos de Papanicolau.

Através do programa, após a coleta nos PSF’s de Descalvado (pelo médico ou pela enfermeira), o material é encaminhado para análise em Barretos. De acordo com Coordenador de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Hospital de Amor, um número pequeno de cidades brasileiras realiza o exame por meio deste convênio junto ao Hospital de Barretos, o que para as mulheres descalvadenses deve servir de incentivo para a realização do exame como forma de prevenção.

Já o secretário de saúde também destacou que outro importante benefício é a garantia de acompanhamento do exame, desde a coleta, as análises em laboratório e o resultado final, inclusive quando houver casos onde forem constatados algum tipo de alteração nos resultados, ensejando assim necessidade de serem realizados novos exames diretamente no Hospital de Amor.

Somente no ano passado, foram realizados um total de 2.542 exames em Descalvado. Desde o início do projeto, em outubro de 2015, a Secretaria de Saúde já realizou 15.737 exames de Papanicolau por meio do programa vinculado ao Hospital de Amor.

A meta mensal do programa para os próximos 12 meses é de 316 exames. Caso o município não atinja a meta estabelecida, o município passará por avaliação que poderá ensejar no seu desligamento do programa.

Para o prefeito Becão, a importância da realização periódica do exame é crucial para a prevenção do câncer de colo de útero. “Sabemos que 75% das mulheres entrarão em contato com o vírus do HPV em alguma fase da sua vida e 5% desenvolverão o câncer do colo de útero, sendo este a quarta causa de morte de câncer no nosso país. Quando detectado precocemente, a totalidade de casos curados chega a quase 100%, segundo os estudos”, disse o prefeito.

SOBRE O EXAME

O que é Papanicolaou?

Papanicolaou é o termo que se utiliza para designar o exame no qual é coletado material celular do colo do útero, sendo posteriormente avaliada por meio de exames microscópicos a existência ou não de alterações específicas nas células em questão.

Qual é o objetivo do exame?

O principal objetivo do exame de Papanicolaou é diagnosticar o câncer do colo do útero ou ainda outras lesões mais leves (chamadas de lesões precursoras) que possam no futuro se transformar na doença.

Como é realizado?

Para a realização do Papanicolaou um profissional de saúde (médico ou enfermeiro) devidamente capacitado promove a introdução de um aparelho através do canal vaginal (espéculo vaginal, também conhecido como “bico de pato”) para alcançar o colo do útero que se localiza no fundo da vagina. Após a identificação do colo uterino é realizado um leve esfregaço na sua superfície utilizando-se para isso espátulas e/ou escovinhas apropriadas. O material coletado é então adequadamente preparado e encaminhado a um laboratório para a análise das células do colo uterino.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Existem efeitos colaterais? Quais?

A coleta do teste de Papanicolaou é extremamente simples e não provoca efeitos colaterais importantes. A introdução do espéculo vaginal pode causar algum desconforto que dependerá de fatores individuais de cada paciente.

Após a coleta do material, é comum a mulher apresentar um pequeno sangramento vaginal que cessará espontaneamente em poucas horas.

Qual é a idade e periodicidade recomendada?

Todas as mulheres, sobretudo entre os 25 e 64 anos, que já iniciaram a atividade sexual com coito vaginal (penetração) devem realizar o Papanicolaou.

Inicialmente o teste deverá ser realizado anualmente e após 2 (dois) exames consecutivos negativos com intervalo de 1 (um) ano a mulher deverá ser submetida a novo exame de 3 em 3 anos.