A parceria entre a Prefeitura Municipal de Descalvado, através dos núcleos de convivência da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), e o Rotary Club de Descalvado, prossegue com a oferta de curso de panificação para mulheres empreendedoras. A ação teve início no ano passado e já capacitou um grande número de mulheres descalvadenses.

Denominada “Ela Pode – Panificação para mulheres empreenderem”, a oficina é realizada nos núcleos de convivência instalados nos bairros do município, com apoio do Supermercado Franzin. A responsabilidade técnica da oficina é do empresário e chefe de panificação Estevão Souza Mourão, que é formado em Técnico em Nutrição pelo SENAC–SC e possui diversos cursos em seu currículo, além de prêmios como Bunge de panificação 2º lugar e prêmios pelo SENAC em 2010 e 2011.

Segundo os idealizadores do projeto, o empoderamento feminino na sociedade vem ganhando muita visibilidade nos últimos anos. Mesmo com o assunto em alta, ainda é extremamente comum encontrar ambientes mais tradicionais e conservadores, nos quais existem muitas barreiras com relação à liberdade de escolha das mulheres, principalmente em ter sua própria renda. Se antes elas não contavam com espaços adequados para demonstrar o seu valor para empreender, agora já está mais do que provado que podem atuar em áreas que antes eram dominadas pelos homens. Tudo isso é resultado do poder conquistado pelas mulheres.

Para isto, o projeto “Ela Pode! – Panificação para mulheres empreenderem!” oferece uma oficina de panificação para que as mulheres em situações de vulnerabilidades possam desenvolverem habilidades para terem sua própria renda e/ou transformar sua economia doméstica.

O objetivo é instruir a mulher a utilizar as habilidades, o conhecimento e as técnicas adquiridas para criar um negócio sustentável e construir e gerenciar seu plano financeiro, visando o empoderamento e a independência financeira das participantes.

A próxima oficina de panificação acontecerá no Centro Comunitário Alberto Sundfeld (PLIMEC), nos dias 7 e 8 de junho, a partir das 19h. As vagas são limitadas e destinadas, preferencialmente, à mulheres em situações de vulnerabilidades e castradas no Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social.