A partir da próxima segunda-feira (16), a Prefeitura Municipal de Descalvado estará realizando diversas atividades educativas no contexto do ‘Maio Amarelo’, nomenclatura instituída como o mês de prevenção dos acidentes de trânsito.

A mobilização acontecerá em diversas unidades escolares do município, por meio de atividades educativas, palestras e de conscientização. Além disso, um passeio ciclístico foi programado para acontecer no dia 29 de maio (domingo), com saída as 8h na Praça da Matriz.

“A adesão ao Maio Amarelo reforça o foco da administração municipal em temas de grande importância para a nossa população, como é o caso da segurança e educação do transito. Com o empenho de diversas Secretaria Municipais e do Departamento Municipal de Trânsito, diversas atividades foram programadas de forma com que nossas crianças e adolescentes se atentem a importância de combater a imprudência que é uma das causas maiores dos acidentes”, explicou o chefe da seção de engenharia, sinalização e educação de trânsito, Vagner Augusto.

De acordo com a proposta do Poder Público Municipal, as atividades do ‘Projeto Mobilidade Urbana nas EMEI’s’ devem se estender até o dia 23 de maio, em 8 unidades da rede municipal de educação. Um dos eixos do projeto é o de colocar em pauta o tema ‘segurança viária’ e mobilizar os alunos em ações que possam propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A CAMPANHA: “JUNTOS SALVAMOS VIDAS”

A nona edição do Maio Amarelo começa com a missão de conscientizar a população de que cada pessoa é capaz de salvar vidas todos os dias. O respeito as leis de trânsito e pequenas atitudes do dia a dia, como cordialidade, empatia e solidariedade, seja na condução de um veículo ou andando pela cidade, podem fazer a diferença. “Juntos Salvamos Vidas” é o tema de 2022.

O Movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

“Essa mobilização social foi criada para desenvolver uma ação coordenada entre a sociedade civil, a iniciativa privada e o Poder Público, para juntos discutir e gerar engajamento nessa causa que afeta a todos nós, com o objetivo único de acabar com as mortes e as lesões provocadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, explica o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho

Em 2019, segundo dados do Ministério da Saúde, foram mais de 31 mil mortes no trânsito no país, demonstrando um acidente fatal a cada 16 minutos nas vias e rodovias brasileiras.