O vereador Vagner Basto (Republicanos) defende a criação da Casa do Empreendedor em Descalvado para oferecer apoio e orientação àqueles que se enquadram como Microempreendedor Individual (MEI).

MEI, explica o parlamentar, a Pessoa Física que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário. “Enquadram-se atividades como as de artesãos, costureiras, cabeleireiros, manicures, comerciantes, fotógrafos, mecânicos, eletricistas e pedreiros, dentre outros”.

Para Vaguinho, trata-se um importante segmento produtivo e de prestação de serviços na cidade. A Casa do Empreendedor serviria como “forma de cooperação com a categoria que tanto contribui com a economia e o desenvolvimento de Descalvado”. 

Captação de Água

Vaguinho indica à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) que inicie a captação de água das nascentes existentes nas imediações da Mineração Jundu.

Ele lembra que Descalvado há duas represas, a Calmon e a Rosário, destinadas ao abastecimento de água. “Entretanto, o Município vem apresentando considerável expansão urbana, o que acarreta um aumento significativo no consumo de água”, afirma.

Nesse ritmo, a probabilidade de surgirem problemas quanto à distribuição de água à comunidade é grande, principalmente nos períodos de estiagem, o que poderá fazer com que a cidade entre em estado de emergência”, alerta.

Explicações

Por meio de requerimento, Vaguinho solicita à Presidência da Câmara Municipal que convoque o procurador geral e o contador da Prefeitura para comparecer à sede do Legislativo para prestar esclarecimentos no tocante a ações do Executivo.