O vereador Vagner Basto (Republicanos) indica à Secretaria Municipal de Saúde que passe a realizar o fumacê, pulverização de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti em toda cidade como forma de prevenção à dengue, zika, chikungunya e da febre amarela.

Embora o período do verão seja o mais propício à proliferação do mosquito, é necessário não descuidar e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano”, alerta.

Vaguinho aponta que, em fevereiro deste ano, o Índice de Breteau de Descalvado atingiu 7,4% de infestação, “o que representa risco de surto de dengue, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde”. 

O levantamento, prossegue, foi feito em 606 imóveis, sendo encontrados 49 criadouros com larvas. Destes, 39 deram positivo para Aedes aegypti, 6 para Aedes albopictus e 4 negativos. 

Ainda conforme o parlamentar, o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 25 de março indicava 46 casos positivos para dengue, 26 negativos e 24 aguardando resultado.

Técnicos de Enfermagem

Vaguinho solicita à Secretaria Municipal de Saúde e à Provedoria da Santa Casa de Descalvado concessão de aumento salarial aos técnicos de enfermagem que atuam no Pronto Socorro (PS).

Ele destaca a relevância dos técnicos de enfermagem que atuam no PS “Dr. Victório Amadeu Casati”, dada a rotina pesada que enfrentam todos os dias. “Em meio à pandemia de covid-19, os profissionais de saúde tornaram-se verdadeiros guerreiros em meio a todas as dificuldades e precisam ser valorizados”, argumenta. 

Custos do PS

Por meio de requerimento, Vaguinho solicita à Secretaria Municipal de Saúde e à Santa Casa que remetam à Câmara Municipal relatório pormenorizado que contemple todos os custos do Pronto Socorro “Dr. Victório Amadeu Casati”.