O projeto tem como objetivo principal, oferecer uma extensa agenda musical para a população do nosso município, disponibilizando assim, oportunidades de aprendizagem, onde podemos descobrir talentos que poderão evoluir profissionalmente com nossas aulas. Todos os cursos serão totalmente gratuitos. Cursos oferecidos: canto coral, violão, baixo elétrico, percussão, sax, flauta, clarinete, trompete, tuba, bombardino, violão, viola de arco, violino, piano, musicalização infantil, entre outros.

Atualmente a escola atende 90 alunos e conta com uma equipe de 3 professores gerando uma longa fila de espera. Com a implantação do Projeto, poderemos atender aproximadamente 300 alunos e contratar mais 5 professores experientes e 1 maestro/regente.

Além das aulas, o projeto prevê a manutenção dos instrumentos, uniformes para os alunos e apresentações mensais da Banda Municipal no coreto da Praça Matriz e Jardim Velho. A expectativa é que a Escola Municipal de Música e as apresentações da Banda Musical, se fortaleçam e se tornem uma referência musical na cidade e região.

As aulas com os alunos veteranos iniciam logo após a inauguração no dia 01 de fevereiro. As matrículas para os novos alunos iniciam no dia 07 e vão até o dia 18 de fevereiro. As aulas com os novos alunos estão previstas para iniciar a partir do dia 21 de fevereiro. Importante destacar, que os interessados não precisam possuir o instrumento, pois eles serão cedidos pela escola.

Já temos duas fases do projeto aprovadas através do PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, que prevê a isenção fiscal dos valores aportados do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS). Para a Primeira fase do Projeto, recebemos o patrocínio da Diana Pet Food e para a segunda fase, recebemos o patrocínio da Royal Canin. A terceira fase do Projeto está em processo de aprovação.

Temos também aprovado através do Minc – Ministério da Cultura, Lei Rouanet – o Projeto de manutenção predial, prevista para ser iniciado no mês de julho. O projeto prevê a reforma dos banheiros, sendo que um dos banheiros atenderá ao Inciso III do Art. 27 do decreto 5.761/2006, onde pessoas deficientes e idosas poderão participar das aulas realizadas dentro do espaço, proporcionando condições de acessibilidade nos termos do art. 23 da Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003, e portadoras de deficiência, conforme o disposto no art. 46 do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999; faremos também rampas de acesso, pintura das paredes, revisão do telhado, troca da fiação elétrica, entre outros. Os recursos obtidos para essas ações, são provenientes de patrocínio da Mineradora Jundu e da Usina Ipiranga.