Fonte: Google

As festas de fim de ano como Natal e Ano novo infelizmente deram um crescimento absurdo em nossa região, Descalvado não fica pra trás.

Cidades como São Carlos, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro dentre outras vizinhas estão com os covidários lotados, a aglomeração nas festas foi boa para a proliferação do Covid – 19.

Como é algo que se transmite pelo ar, não tem como saber quem está ou não, sabemos que é difícil não se reunir com quem mais gostamos, passar momentos bons… porem vale a pena ter um parente ou um amigo infectado ou internado, ou ainda pior, ver perder a vida.
Uma vida tem preço?

Estes são os resultados de hoje em Descalvado.

*Atualização de hoje*
🚨 28 positivos
⚠️ 104 testes negativos
✅ 05 pacientes em alta
❌ 02 pacientes infectados

A vigilância epidemiológica emitiu um aviso para a população.

A Vigilancia Epidemiologica Descalvado continua em alerta com outra onda de COVID. Porém, a preocupação e medidas preventivas da população vem caindo na mesma proporção, seguindo o sentido contrário do esperado. Reforçamos as medidas de higienização das mãos, o uso da mascaras e distanciamento social, os prontos atendimentos devem ser procurados somente em casos as graves, e somente com, no máximo, um acompanhante por paciente, e deve ser priorizada a procura por consultórios para evitar aglomerações. Além disso, que ainda não se vacinou ou não tomou a segunda dose ou a dose de reforço deve procurar imediatamente os locais de vacinação.

10 COISAS SOBRE CUIDADOS COM COVID-19

1. O vírus entra no organismo pelos olhos, nariz e boca, por isso é fundamental o distanciamento social, lavar bem as mãos e o uso de máscaras.

2. É de extrema importância evitar os abraços, mas não a demonstração de carinho com os olhos e outras formas de expressão. Seja criativo para demonstrar afeto. Mesmo de máscara, o olhar demonstra quando sorrimos.

3. O distanciamento e o isolamento social são provisórios e necessários para reduzir a propagação do vírus. Mantenha distância mínima de um metro e meio entre pessoas em lugares públicos e de convívio social, sempre usando máscaras.

4. Lave as mãos várias vezes ao dia e o uso do álcool gel é para sujeiras não visíveis. Lave antes e depois de ir ao banheiro, quando for manusear alimentos, quando tocar em algo, quando sair e voltar de casa. Procedimentos que devem ser habituais e não só para este momento.

5. Só saia de casa em casos extremamente necessários. Caso você precise viajar, avalie a real necessidade. Se for inevitável viajar, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde locais.

6. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço descartável ou com a parte interna do cotovelo.

7. Não tocar olhos, nariz, boca ou máscara de proteção facial com as mãos não higienizadas. Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize novamente as mãos.

8. Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais online disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.

9. Estimule familiares, amigos e colegas de trabalho sobre a importância do uso de máscara e da higienização das mãos na prevenção da disseminação do vírus causador da Covid-19.

10. Para os equipamentos que são usados com muita frequência, como celulares, tablets e computadores, a limpeza não deve ser feita com álcool gel, porque existem produtos específicos para esse tipo de limpeza, por exemplo, o limpa telas ou similares.