No último dia 14 de dezembro, aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), uma reunião que tratou da formalização da parceria entre a SEAPA e o SEBRAE, bem como da inclusão de Descalvado no Programa Agente Local de Inovação Rural.

Participaram da reunião o Secretário Eduardo Saggiorato, a Diretora da Divisão Agrícola, Pecuária e Abastecimento, Maria Cristina Castiglioni Roque, o Agrônomo da SEAPA, Fabio Bianco Generoso, a Chefe da Casa de Agricultura de Descalvado, Adriana Amaral de Oliveira Bueno, o Consultor de Agronegócios do Sebrae e Gestor do Programa Agente Local de Inovação Rural, Luís Adriano Alves Pinto, e a Agente de Inovação Rural Sebrae, Fabiana Ayumi Shiozaki.

O objetivo do SEBRAE é promover a pesquisa e o desenvolvimento de ações inovadoras, com práticas sustentáveis dentro dos pequenos negócios rurais. Segundo o SEBRAE, ainda há no Brasil uma grande carência de soluções de inovação para os pequenos produtores o que impacta negativamente a produtividade e competitividade nesse setor.

O Programa será desenvolvido por bolsistas para potencializar as estratégias do Agronegócio em diversas frentes de inovação, como melhoria de processos produtivos, redução de custos, controle gerencial do negócio, marketing e vendas e inserção de novos modelos de negócios.

O Consultor de Agronegócios do SEBRAE e Gestor do Programa na região, Luís Adriano Alves Pinto, justificou a inclusão de Descalvado no programa em razão da importância que o Agronegócio tem na economia local e regional. Aproveitou a oportunidade para apresentar a Agente Fabiana Ayumi Shiozaki que atuará no município.

Inicialmente serão contemplados 15 pequenos produtores que receberão as consultorias e acompanhamentos do programa. A Secretaria de Agricultura em parceria com a CATI, representada pela Chefe da Casa de Agricultura de Descalvado, Adriana Amaral de Oliveira Bueno iniciou os levantamentos para identificação e seleção dos produtores a serem convidados para integrarem o Programa.

O Secretário de Agricultura, Eduardo Saggiorato, ressaltou a importância do programa, não só pela oportunidade de trazer novos conhecimentos e oportunidades, como também pela gratuidade oferecida pelo SEBRAE aos pequenos produtores de Descalvado. Destacou ainda que essa é uma primeira etapa onde serão atendidos 15 pequenos produtores e que é intenção de ampliar a parceira e incluir um número maior de beneficiados em uma nova etapa.