Sentimento de honra e de patriotismo tomaram conta das autoridades presentes na solenidade de entrega oficial de veículos militares.

Na última terça-feira (21), o município de Descalvado recebeu uma honrosa homenagem do Exército Brasileiro, motivo pelo qual deixou o prefeito Becão – acompanhado do Procurador Geral do Município, Dr. Daniel Bagatini, do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdecir Marcolino, e do Assessor de Comunicação Social, Marinho Zambelli – tomados pelo sentimento de patriotismo e de privilégio por estarem representando toda a população descalvadense naquela solenidade histórica.

Ocorre que o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, sediado em Pirassununga, recebeu quatro novas viaturas blindadas, e como forma de homenagear os municípios parceiros do Exército Brasileiro, batizou os veículos com os nomes de Descalvado, Porto Ferreira, Tambaú e Barretos. A solenidade foi comandada pelo Tenente-Coronel Daniel Coutinho e Souza. O 13° RC Mec é uma unidade diretamente subordinada à Brigada Anhanguera, Grande Unidade pertencente à 2ª DE.

A viatura VBTP-MR Guarani (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas – Guarani) pertence à família de veículos militares blindados de combate, e é desenvolvida no Brasil pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro. O Guarani é baseado no Iveco SuperAV 8×8 e foi pensado como sucessor do tradicional veículo nacional EE-11 Urutu.

O Guarani é fabricado pela fábrica da Iveco, sediada no município de Sete Lagoas (MG). A fábrica foi construída com um investimento de R$ 55 milhões, gerando inicialmente 200 empregos diretos e 1400 indiretos. A estimativa de produção é de 115 unidades por ano, porém sua capacidade pode chegar a 200/ano. O Guarani possui cerca de 90% de componentes brasileiros, sendo também o aço da blindagem de fabricação brasileira.

O Projeto Guarani faz parte da Estratégia Nacional de Defesa e integra a frota modernizada do Exército, que possui a propriedade intelectual do blindado. O veículo transforma as Organizações Militares de Infantaria Motorizada (transportadas em caminhões), em Organizações Militares de Infantaria Mecanizada.

Os quatro veículos destinados ao 13º RC Mec foram oficialmente entregues nesta terça-feira, dia 21 de dezembro. Os veículos receberam os nomes de 4 cidades do interior paulista, sendo um deles batizado com o nome de Descalvado. Coube ao prefeito Becão (assim como aos demais prefeitos das outras 3 cidades homenageadas) a honra de “batizar” oficialmente o veículo através da quebra de uma garrafa de champagne – uma tradição das Forças Armadas do Brasil nas cerimônias que marcam a entrega de novos equipamentos e veículos para a proteção e defesa da Pátria.