Nesta segunda-feira, 06 de dezembro de 2021, a professora de História, Maria Luiza Marcomini Spanguero Dolci, recebeu Moção de Congratulação pelo recente lançamento do livro “Nas Terras de Belém” e por todos os seus feitos que tanto contribuem para a cultura e preservação da história de Descalvado.

Natural de Descalvado, Maria Luiza é filha de Walfrido Spanghero (in memoriam) e Odila Adelaide Marcomini Spanghero. Formou-se em História pela Associação de Escolas Reunidas – ASSER – São Carlos e foi professora de História da rede particular e estadual de ensino por 29 anos na cidade.

Amante da leitura, entrou no mundo da literatura como autora de um romance de ficção intitulado “Um Amor em Abaruna”, publicado em junho de 2021 pela Editora Mepe. Logo em seguida, escreveu um romance histórico intitulado “Nas Terras de Belém”, diversificando sua escrita, publicado em novembro do mesmo ano pela Editora Dialética.

Atualmente, Maria Luiza está aposentada e se dedica às pesquisas para um novo trabalho literário.

Em seu pronunciamento ela fez um apelo aos vereadores: “Não desviem o seu olhar para a cultura da cidade, principalmente na conservação do seu patrimônio histórico material e imaterial. “Um povo sem memória é um povo sem história e com futuro incerto”. Ela relatou que em suas recentes pesquisas tem encontrado pouco material documental sobre a história dos imigrantes descalvadenses, documentos e referências bibliográficas que foram se perdendo com o passar do tempo e da história. 

Ismael agradeceu a professora, assim como os demais vereadores que fizeram referências ao seu trabalho e contribuição.