Em reunião com os técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o prefeito Becão discutiu a estrutura logística que o órgão federal vai montar em Descalvado para a realização do Censo 2022. O encontro aconteceu na manhã da última quarta-feira (24), na sede da Casa da Agricultura (CA), ao lado da Secretaria de Agricultura. O Censo Demográfico tem previsão de realização de 1° de junho a 31 de agosto do ano que vem.

Os coordenadores de área do IBGE, Luiz Nicolosi Rodrigues e Luiz Rogerio Godoy, informaram que o Instituto prevê a instalação de um posto de coleta em Descalvado para abrigar equipe com 30 recenseadores e 4 supervisores – entre Agente Censitário Municipal (ACM) e Agentes Censitários Supervisores (ACS). Todo esse efetivo vai ser contratado temporariamente após realização de processo seletivo simplificado promovido pelo IBGE.

Essa reunião preparatória é para informarmos as autoridades municipais sobre a atividade censitária que vai ocorrer e para apresentarmos a metodologia empregada, além de demonstrar toda a transparência do processo”, disse o coordenador de área do IBGE, Luiz Nicolosi Rodrigues.

A realização do Censo é importante para a cidade e o planejamento de todos os órgãos da administração municipal. Os dados coletados ajudam muito para determinar ações e políticas públicas, e as informações são referências para vários indicadores sociais e econômicos”, destacou o prefeito Becão.

De acordo com estimativa populacional 2021 do IBGE, 33.910 (2020) habitantes. O último Censo Demográfico, realizado em 2010, aponta população de 31.056 pessoas.

Participaram da reunião os secretários Eduardo Saggiortato (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Junior Traldi (Obras e Serviços Públicos), o Assessor de Comunicação, Mário Luiz Zambelli, a Orientadora Educacional da Secretaria de Educação, Fernanda Stenico Dias, e a Chefe da Casa da Agricultura de Descalvado, Adriana Amaral de Oliveira Bueno.