O Vice-prefeito de Descalvado, Diego da Global (PL), participou no último dia 11 de novembro da audiência pública promovida pela Câmara Municipal de São Carlos para discussão da proposta de instalação de um nova praça de pedágio na Rodovia Washington Luís (SP-310), entre os municípios de São Carlos, Ibaté e Araraquara. Diego participou da audiência ao lado de lideranças políticas regionais e de representantes da sociedade civil.

Convidado pelo presidente da Câmara de São Carlos, Roselei Françoso, o Diretor-Presidente da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Milton Roberto Persoli, também esteve presente na audiência, oportunidade em que fez uma exposição do estudo preliminar da concessão do lote noroeste da rodovia, que prevê a implantação de uma nova praça de pedágio. Durante quase três horas, Persoli ouviu manifestações de reprovação e repúdio à medida, considerada danosa para a população e a economia regional.

Persoli disse que a posição unânime das autoridades e representantes presentes à audiência, pela não colocação do pedágio, “tem que ser considerada”. “Não há intenção nenhuma do governador e do programa de concessões de apresentar um projeto que não traga benefícios, só traga prejuízos”, disse o diretor-presidente da ARTESP, que também informou haver previsão de investimentos de R$ 11,9 bilhões na região de São Carlos ao longo do contrato de concessão (previsto em cerca de R$ 3,5 bilhões) e que prevê obras importante como a construção de marginais no trecho de São Carlos, além de novos 20 dispositivos.

Mesmo diante das explanações, as lideranças políticas e da comunidade que usaram a palavra durante o evento se posicionaram contrariamente à instalação do pedágio no KM 255 da Rodovia Washington Luís, e apontaram a necessidade de retomada econômica no período pós-pandemia, citando também a proximidade dos pedágios de Matão e Itirapina. No entendimento das autoridades regionais, a instalação de uma nova praça de pedágio penaliza todas as cidades localizadas em rotas alternativas, aumentando o tráfego e a demanda por obras em estradas secundárias e vicinais.

Ao final do encontro, Milton Persoli assumiu o compromisso de levar as reivindicações contrárias para o governo estadual, e de promover uma nova reunião no primeiro trimestre de 2022 de forma a apresentar todo o projeto. “Fico feliz em poder ouvi-los e levar a impressão de vocês para o governo e para o grupo técnico. Para nós está muito claro o que precisa ser feito”, concluiu o Diretor-Presidente da ARTESP.