São 2 cursos e 40 vagas com bolsa auxílio de R$ 210.
As inscrições devem ser realizadas pelo site do programa

A Prefeitura Municipal de Descalvado, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), e em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com inscrições abertas para a segunda etapa de cursos 100% online do Via Rápida, programa do Governo do Estado em parceria com os municípios que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e geração de renda.

São 2 cursos com 40 vagas no total (20 por curso), com bolsa auxílio de R$ 210. As inscrições devem ser realizadas pelo site http://www.cursosviarapida.sp.gov.br, onde o candidato deverá se cadastrar e seguir as orientações. Os interessados podem se matricular nos 2 cursos, optando em primeiro lugar pelo tema de sua preferência e indicando uma segunda opção, caso não consiga vaga no primeiro.

O início das aulas está previsto para o dia 16 de novembro. Vale lembrar que por se tratar de cursos on-line, os interessados devem possuir computador ou notebook com acesso a internet, equipados com caixa de som.

Os cursos disponíveis são para: Operador de Caixa (20 vagas), das 8 às 12h e Assistente de Recursos Humanos (20 vagas), das 13 às 17h.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 05 de novembro.

Podem se inscrever e receber a bolsa-auxílio, jovens e adultos a partir de 16 anos, residentes em Descalvado, alfabetizados, desempregados, aqueles que possuírem escolaridade mínima ou condição especial exigidos para determinado curso, quando for o caso, e que não esteja recebendo seguro-desemprego ou previdenciário.

Outras informações sobre os cursos do programa Via Rápida podem ser obtidas pelo telefone (19) 3583-1000, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. O PAT também estará prestando auxílio para os interessados em se inscrever.


SOBRE O VIA RÁPIDA ON-LINE
 

QUEM PODE RECEBER?

Podem se inscrever nos cursos maiores de 16 anos, alfabetizados, domiciliados no Estado de São Paulo, desempregados, que atendam os requisitos de escolaridade ou condição especial fixada para determinado curso, matriculados nos cursos de qualificação profissional oferecidos nos formatos: presencial, semipresencial e remoto (curso online com aulas ao vivo e professor). O estudante será considerado apto a receber a bolsa-auxílio pelas informações prestadas na inscrição.

QUANDO VOU RECEBER A BOLSA-AUXÍLIO?

O pagamento da bolsa-auxílio se dará após a aferição de frequência no 10º dia de aula, podendo ser realizado, inclusive, após o término do curso.

QUAL O PRAZO PARA RETIRAR A BOLSA-AUXÍLIO?

Após disponibilização da bolsa-auxílio, o valor ficará à disposição do estudante pelo prazo de 30 (trinta) dias. Este prazo não é prorrogável.

QUANDO O ESTUDANTE NÃO RECEBE A BOLSA-AUXÍLIO?

O aluno não estará apto a receber a bolsa-auxílio caso:

Seja beneficiário de seguro-desemprego ou previdenciário

Possua 5 (cinco) ou mais ausências no curso, até o dia da 10ª aula

Seja beneficiário dos programas sociais instituídos pela Lei n° 14.512/2011 ou de bolsa-auxílio de outros programas de qualificação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, durante a realização do curso oferecido pelo Via Rápida.