“Cidade Acessível” vai ampliar ações de acessibilidade e inclusão em todo Estado, com investimentos nas áreas de esporte, lazer, infraestrutura e educação;

O programa Cidade Acessível – lançado pelo governador João Doria na última terça-feira (21) – será desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional. Ele prevê investimentos do Governo de SP nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas tornem-se mais inclusivos.

O programa vai levar equipamentos em diversas áreas para as cidades paulistas. “Essa é a primeira vez no país que um Governo investe de uma só vez para atender as pessoas com deficiência em diversas áreas“, destacou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Os recursos serão aplicados em novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias para acesso de pessoas com deficiência ao mar, cadeiras de trilha adaptadas e kits de tecnologia assistivas para alunos com deficiência visual da rede regular de ensino.

A Secretária ressaltou a importância de levar as ações a todas as cidades do estado. “Hoje é uma tarde de entrega, e não só de medalhas. O Governador João Doria sempre reforça que as políticas públicas tem que chegar para as pessoas com deficiência de todo o estado de São Paulo“, finalizou.

O programa também prevê a realização de convênios entre a SDR e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas.

Neste momento estamos construindo um Estado mais acessível, mais justo e mais igualitário. Neste Governo priorizamos a vida e as pessoas acima de tudo“, explicou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

No mesmo dia do lançamento do “Cidade Acessível“, o prefeito Becão e o vice-prefeito Diego da Global encaminharam digitalmente a adesão da Prefeitura de Descalvado no programa, manifestando o interesse do município em celebrar o convênio junto ao governo do estado e receber os equipamentos. Como contrapartida, o município deverá fomentar novas ações exercidas pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.