Vagner Basto sugere a abertura das unidades básicas de saúde aos sábado, pelo menos uma vez ao mês. O vereador justifica melhorar o acesso aos trabalhadores.

As Unidades Básicas de Saúde têm o objetivo de garantir serviços mais próximos à casa dos cidadãos, na comunidade, com boa estrutura para receber bem e de forma acolhedora o paciente. Contudo, a realidade é que, apesar dos exames e consultas serem disponibilizados de forma gratuita, a maioria das pessoas trabalham durante a semana e, para não perder o dia de serviço, acabam deixando a saúde de lado.

Quando procuram o atendimento médico é porque já estão com as doenças avançadas, submetendo-se, por vezes, a tratamentos muito mais intensivos e complexos”, afirmou o vereador.

Vagner Basto alerta sobre o perigo de incêndios nas matas

Vagner Basto pede ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a adoção de medidas visando à prevenção contra incêndios nas grandes áreas de preservação ambiental, como as matas “Santa Maria” e “São Francisco”. A sugestão é que adotem o uso dos aceiros, um método eficiente e de baixo custo para a municipalidade.

Os aceiros são uma forma econômica e muito eficiente de evitar o início dos incêndios. Tratam-se de faixas ao longo das cercas onde a vegetação é completamente eliminada da superfície do solo. A finalidade é prevenir a passagem do fogo para área de vegetação.

 “O período de estiagem é propício para incêndios. O fogo se espalha rapidamente devido à seca e o vento, colocando em risco as comunidades próximas, a saúde das pessoas e prejudicando o meio ambiente”, declarou.