O projeto de Lei 53, de autoria do Presidente Pastor Adilson Gonçalves insere no Calendário Oficial de Eventos do Município de Descalvado, a “Semana Municipal de Conscientização sobre o Controle e Combate à Leishmaniose”, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 10 de agosto.

A matéria foi aprovada, nesta segunda-feira (13), pela Câmara Municipal de Descalvado. A proposta é incluir essa data para conscientizar a população com relação a doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania e que ataca principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico e o cavalo.

A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado. Porém, é importante que as pessoas conheçam as medidas importantes para evitar que essa doença ocorra no município.