O vereador Reinaldo Ninja (PSDB) defende que a Secretaria Municipal de Saúde faça testagem aleatória e espontânea contra a covid-19 em locais públicos de grande circulação de pessoas.

O objetivo, explica, é a detecção do contágio pela doença, de modo a prevenir e evitar a propagação do vírus no Município. “A pandemia trouxe uma nova rotina aos nossos cidadãos, com vistas a evitar o contágio pela doença”, observa.

Transcorrido mais de um ano, tanto as pessoas como os gestores de saúde já conhecem algumas ‘armas’ para prevenir a infecção e, felizmente, a vacinação vem avançando gradualmente por todo o país”.

Recomendações

Uma das recomendações que mais têm sido seguidas, conforme Ninja, é a testagem massiva da população para detecção dos infectados e isolamento, de modo a evitar a propagação do vírus. 

Muitos Municípios têm feito, não só os testes em pessoas sintomáticas que procuram os Serviços de Saúde, mas criaram pontos para testagem, aleatória e espontânea em locais de grande circulação, o que torna possível a identificação também de casos assintomáticos”, salienta. 

Porto Ferreira é um desses exemplos e tem utilizado testes do tipo antígeno, rápido e indolor; em Descalvado, há vários lugares por onde passam dezenas de pessoas diariamente, como a Praça da Matriz, o Jardim Velho e a Praça São Benedito”, aponta.

Guias e Sarjetas

Ninja solicita implantação de guias e sarjetas e instalação de redutor de velocidade na Rua Luiz Fumagalli, no bairro São Sebastião. Ele lembra que já foram feitos serviços de infraestrutura no local, mas a via ainda não dispõe de guias e sarjetas.

De acordo com ele, “também é necessária a limpeza das calçadas, que estão tomadas pelo mato”.