A Prefeitura Municipal de Descalvado, em parceria com o Sicoob-Crediguaçu, anunciou nesta semana que serão realizados serviços de podas e tratamentos nas duas figueiras remanescentes do Jardim Velho. O serviço será realizado por uma empresa contratada especialmente para esta finalidade, e deverá ser iniciado já nos próximos dias.

Com o porte alto, grandes galhos e raízes proeminentes, as figueiras do Jardim Velho requerem um olhar diferenciado para que possam ganhar uma sobrevida, especialmente em um ambiente que não lhe é natural, como é o caso de uma praça localizada em um centro urbano. O convívio harmonioso com esse tipo de espécie depende de ações que garantam a sua estrutura, e principalmente, não coloque a população em risco.

De acordo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), a empresa contratada é especializada neste tipo de serviço, possuindo uma equipe técnica e operacional com grande experiência em árvores de grande porte.

Após uma minuciosa análise feita em conjunto com a equipe da SEAPA, foram definidos os tratamentos a serem realizados, bem como a poda necessária para garantir a saúde e a segurança dessas árvores centenárias.

Patrimônio histórico do município, as figueiras do Jardim Velho causam grande comoção popular por toda história já vivenciada por muitos munícipes sob suas sombras. Infelizmente, das quatros árvores que compunham o conjunto, restaram apenas duas. Uma das figueiras já havia sido perdida há vários anos, e uma segunda precisou ser totalmente suprimida no início deste ano, após boa parte dela cair sobre um trailer instalado na região. Por sorte, ninguém se feriu.

O tratamento das figueiras está agendado para acontecer entre os dias 25 a 27 de agosto, e haverá a necessidade de interdição parcial ou total de alguns trechos das ruas ao redor da praça. Em razão disso, a Prefeitura também recomenda atenção por parte dos motoristas e pedestres durante este período.