
O vereador Daniel Bertini (Podemos) é autor de Moção de Aplausos e Reconhecimento ao professor Paulo Motta, ex-policial, esportista e técnico que atua com terapias complementares.
“Com muita dedicação, empenho e estudos, ao longo de toda a vida, o professor Paulo Motta tem contribuído para o bem-estar e mudado a vida de muitos descalvadenses”, afirma.
Paulo Tarso Braguim Motta é natural de Descalvado; ingressou na Polícia Militar em novembro de 1979. Em 1991, por meio de concurso público foi para a Polícia Civil onde ficou até a aposentar-se em 2015.
Carreira
Em dezembro de 1980, começou a praticar karatê. Anos depois passou a ensinar karatê em Descalvado até 2006. Em 1995, formou-se professor de kickboxing, modalidade que também ensinou em Descalvado.
Em 2006, fez uma viagem de 30 dias de autoconhecimento e evolução espiritual para a Itália, Nepal e Tibete, em companhia de um monge brasileiro e um tibetano.
Motta é mestre de reiki desde 2003. “O reiki é uma técnica de cura por imposição de mãos e faz parte das terapias complementares”, explica Daniel. “É professor de yoga no CERD há aproximadamente 10 anos.
Terapias Complementares
O homenageado, destaca o parlamentar também é instrutor de lian gong (kung), uma ginástica terapêutica chinesa. “Recentemente concluiu o curso de tai chi chuan.
“Atualmente, se dedica ao estudo e prática de terapias complementares, acupuntura, eletro acupuntura, laser acupuntura, New Seitai, moxa japonesa, massagem tailandesa Tok Sen, Spiral Taping, acupuntura trigramática chinesa, entre outras técnicas”, conclui Daniel.

