O vereador Vagner Basto (Republicanos) sugere à Prefeitura que faça o planejamento para que, a partir de janeiro de 2022, todos os servidores públicos tenham a recomposição salarial.

Ele lembra que os servidores públicos tiveram os salários congelados devido à pandemia de covid-19 e à Lei Federal n.º 173/20. Porém, observa, “os servidores não deixaram de contribuir para o funcionamento da cidade”.

A Lei Federal n.º 173/20, que ficou conhecida como Lei de Socorro aos Estados, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021.

Com isso, os servidores municipais, que em grande parte possuem uma referência baixa, ficaram com salários muito defasados, uma vez que a inflação não parou de subir e os produtos e serviços estão cada vez mais caros”, pontua.

São muitas famílias vivendo com salários abaixo da média e com muita dificuldade em sobreviver até mesmo com o básico como o pagamento das contas de água, energia elétrica, aluguel, gás, remédios e comida”.

Caminhão Pipa

Vaguinho sugere à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) a aquisição de mais um caminhão pipa destinado ao combate a incêndios. Ele lembra que nesta época de estiagem as queimadas são constantes.

“A SEMARH dispõe de apenas um caminhão pipa. Descalvado possui uma extensão territorial muito grande com muitas propriedades rurais. Nessa época, a ocorrência de incêndios é quase diária e, com apenas um caminhão pipa, fica difícil apagar o fogo por completo”, conclui.