O ato é de costume em casos aonde envolve uma ou mais partes.

Na ultima segunda 02/08, foi noticiado que um jovem teria se envolvido em um acidente e segundo relatos do Vereador Ninja em tribuna na sessão da câmara, o mesmo não teria sido atendido de forma adequada pelos médicos, sendo que no relato dizia que o jovem não foi atendido pelo ortopedista porque o mesmo não havia comparecido.
Em contato com nossa equipe de reportagem os responsáveis pelo corpo administrativo da Santa Casa de Descalvado pediu o direito de resposta que estamos cedendo nas linhas abaixo de forma integral.

Link da matéria: https://descalvadoemrede.com.br/2021/08/02/denuncia-grave-vereador-denuncia-o-pronto-socorro-municipal/

DIREITO DE RESPOSTA:

SANTA CASA DE DESCALVADO: A VERDADE DOS FATOS

SOBRE OS FATOS

No último sábado, 31/07, o jovem citado na matéria deu entrada no Pronto Socorro Municipal após ter sofrido acidente de moto, tendo sido atendido então pelo médico plantonista que adotou todos os procedimentos necessários.

Após avaliação clínica, o médico plantonista realizou os procedimentos pertinentes ao caso e orientou agenda ambulatorial para o paciente em data de sua consulta presencial, que acontece todas as terças-feiras, na Santa Casa.

Embora com agenda já determinada, na manhã desta segunda-feira compareceu à administração hospitalar o Vereador Ninja acompanhado do pai do jovem, os quais buscavam por atendimento imediato. Recepcionados pelo enfermeiro coordenador do Pronto Socorro e pela administradora hospitalar, a eles foram esclarecidos dos procedimentos do setor de ortopedia, os quais seguem as normativas de um contrato firmado entre a entidade e os profissionais e que, por sua vez, atendem a uma demanda histórica do ambulatório de traumas.

A Santa Casa, a exemplo de todos os demais hospitais de pequeno porte possui atendimento à distância para as especialidades: clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia/obstetrícia, anestesiologia, pediatria e ortopedia. Esses plantões de sobreaviso são devidamente regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CRM): “A Resolução do CFM nº 1.834/2008 em seu artigo primeiro define como disponibilidade em sobreaviso a atividade do médico que permanece à disposição da instituição de saúde de forma não presencial, cumprindo jornada de trabalho pré-estabelecida, para ser requisitado, quando necessário, por qualquer meio ágil de comunicação, devendo ter condições de atendimento presencial quando solicitado em tempo hábil”.

Os médicos em sobreaviso são acionados e discutem o caso com o médico plantonista para avaliação da conduta, sempre que necessário. Nos casos de urgência, comparecem presencialmente para realização do atendimento ou para realização de qualquer procedimento indicado.

Em nenhum momento houve a ausência ou a negação do atendimento, apenas o procedimento de uma agenda de acolhimento de pacientes e que, parecia ter sido compreendida tanto pelo Vereador Ninja quanto pelo pai do paciente.

Na terça-feira, dia 03/08/2021, o paciente e seu pai compareceram à consulta agendada com o ortopedista. O pai do paciente relatou ao enfermeiro supervisor que fez uma consulta particular com ortopedista na cidade de Porto Ferreira e que o profissional fez a mesma orientação do plantonista do nosso Pronto Socorro, orientando-o a comparecer ao agendamento.

O ortopedista Dr Pedro Celso Wanderlei Mello além de realizar o atendimento, fez todas as orientações e esclarecimentos sobre os fluxos e atendimentos realizados no Pronto Socorro Municipal, não ficando dúvidas para os envolvidos.

O paciente se internou e, logo no dia seguinte, dia 04/08/2021, realizou a cirurgia, tendo sido considerada exitosa pelo corpo médico. Ressalte-se: o atendimento presencial pelo ortopedista e a cirurgia aconteceram não em razão dos atos do vereador, mas pela agenda pré-determinada desde sábado.

Ressaltamos que, o serviço de ortopedia realiza cerca de 140 consultas presenciais, 50 procedimentos, além dos tele atendimentos e discussões de casos com os plantonistas. No mês de junho, por exemplo, foram feitas 14 cirurgias de urgência sendo 07 de fêmur, muitas em idosos.

Portanto, é neste sentido que a Provedoria e Administração da Santa Casa vêm solicitar a retratação do vereador Ninja e do Descalvado SP pela divulgação de fatos sem a manifestação da Santa Casa e, sobretudo promovendo a difamação dos serviços que vem sendo desenvolvidos de forma séria e eficiente para todos os que dela procuram. Continuamos à disposição de todos, indistintamente.