O vereador Mir Valentim (Cidadania) propõe, por meio de anteprojeto de lei encaminhado ao Executivo, que o Município institua o programa Remédio em Casa, destinado a idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, e portadoras de doenças crônicas.

O texto prevê o encaminhamento de medicamentos de uso contínuo diretamente à residência das pessoas beneficiadas, desde que residentes em Descalvado e que sejam usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Há necessidade de melhorar e garantir o acesso mais efetivo aos medicamentos e organizar a assistência farmacêutica das pessoas que fazem uso de remédios contínuos”, afirma.

Trata-se de pessoas que têm mobilidade nula ou reduzida, como acamados, idosos, cadeirantes, entre outros que em decorrência de seu estado de saúde debilitado, quer pela própria doença, pela idade ou pela situação financeira, enfrentam problemas e encontram dificuldades na adesão e na continuidade de seu tratamento médico”.

Iluminação Pública

Mir solicita modernização da iluminação pública nos principais logradouros e vias da cidade com instalação de lâmpadas de LED como forma de melhorar o aspecto visual, promover economia no consumo de energia e aumentar a segurança da população.

As lâmpadas de LED, explica Mir, “constituem hoje uma das melhores opções, uma vez que tem vida útil longa, com durabilidade de até 15 anos, possibilidade de controle de intensidade e economia de energia de 40% a 60%”.

Acesso à Represa Calmon

O parlamentar indica o asfaltamento do acesso à Represa Calmon e instalação de grelhas para captação das águas pluviais. “Quando chove, as águas acabam levando barro para a represa e resíduos, podendo até contaminá-la”, frisa.