Itamar Borges ouviu as demandas de autoridades, pesquisadores e técnicos do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola do Instituto Biológico (IB) e viu de perto a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.

Finalizando sua primeira semana como secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges – acompanhado do secretário executivo da Secretaria, Francisco Matturro, e do coordenador da APTA, Sergio Tutui – visitou no último sábado (5), o Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola do Instituto Biológico (IB), localizado no município de Descalvado, na região central do estado de São Paulo. A unidade de pesquisa é ligada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA),

De acordo com Borges, a pandemia do coronavírus mostrou para todos a importância da pesquisa científica, não apenas na área da saúde, mas em diversos setores. “O reconhecimento à pesquisa estava adormecido, mas a Covid-19 mostrou o valor desse trabalho, por isso, nada mais justo que finalizar minha primeira semana à frente da Secretaria de Agricultura, conhecendo e ouvindo as demandas de nossas unidades de pesquisa. Quero buscar caminhos com vocês para amenizar os desafios enfrentados. Nossa Secretaria é rica em conhecimento, tecnologia, inovação, melhoria e avanços na agricultura, pecuária e em todo o setor agro”, afirmou Borges.

Durante a visita ao Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola do IB, Borges se impressionou com a estrutura do centro, que é formado por laboratórios estratégicos para a importação e exportação de materiais avícolas pelo Brasil. Com credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e acreditação na norma internacional 17025, relacionada à qualidade, hoje, o espaço realiza mais de 200 mil diagnósticos e análises microbiológicas de alimentos, como matéria prima e rações para animais.

Essas análises laboratoriais são fundamentais para que o Brasil seja o maior exportador de carne de frango do mundo e são essenciais para a segurança da população, já que algumas doenças avícolas são zoonoses, ou seja, causam problemas na saúde das pessoas”, explicou Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora geral do IB.

Outro trabalho importante desenvolvido no local são as análises para atestar a sanidade das galinhas da Pluma Agroavícola e da Globoaves, empresas fornecedoras de ovos controlados ao Instituto Butantan. Os ovos são usados para a produção da vacina da gripe e da ButanVac, vacina nacional em fase de desenvolvimento contra a Covid-19.

A visita do Secretário também foi acompanhada pelo prefeito Becão, pela Diretora da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Maria Cristina Casteglione Roque, pelo Secretário do Meio Ambiente, Valdecir Marcolino, pelos vereadores Pastor Adilson Gonçalves, Ismael Franceschini e Vagner Basto. Além disso, também estiveram presentes o vice-presidente da Abraleite, Roberto Jank, e o prefeito de Ribeirão Bonito, Antonio Carlos Caregaro.

Na oportunidade, o prefeito de Descalvado entregou ao Secretário de Estado diversos pedidos para o município, dentre eles, a liberação de recursos para aquisição de maquinários e equipamentos para a Patrulha Agrícola, para veículos para as equipes de poda e roçada, além de equipamentos para a Feira Legal.