O vereador Vagner Basto (Republicanos) pede que Prefeitura e Santa Casa unam esforços visando a construção de um centro de diagnóstico por imagem em Descalvado.

De acordo com ele, muitos descalvadenses aguardam por meses para a realização de exames como mamografia, ultrassom, tomografia e ressonância magnética, entre outros.

Quando chega a data do exame, precisam se deslocar a outras cidades. Para não perder o dia de trabalho ou devido à dificuldade do deslocamento, alguns pacientes acabam até mesmo desistindo do procedimento, agravando seu quadro clínico”, observa.

Vaguinho afirma que “Descalvado tem a Santa Casa, onde a realização desses exames seria de grande utilidade para a população e, também, para aumentar a rentabilidade do hospital, que oferecerá os serviços aos convênios particulares e aos municípios vizinhos”.

Apoio aos Idosos

O parlamentar solicita contatos com o Governo do Estado a fim de que Descalvado passe a integrar o Programa “São Paulo Amigo do Idoso”. Dentre outras medidas, poderia ser implantado um Centro Dia Amigo do Idoso na cidade.

Instituído em 2012, o programa envolve ações voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população idosa, baseadas no conceito do envelhecimento ativo da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vaguinho explica que o Centro Dia Amigo do Idoso é um espaço de acolhimento para idosos semi dependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. “A prioridade do atendimento é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia”, completa.

Programa

O vereador solicita que Descalvado adira ao programa estadual “Municípios Paulistas Resilientes”. O objetivo, explica Vaguinho, é a identificação de vulnerabilidades relacionadas às mudanças do clima, e capacitar os municípios para elaboração de planos de adaptação climática.

Segundo ele, o projeto disponibiliza a base de geodados estadual, facilitando a identificação das vulnerabilidades relacionadas às mudanças do clima pelas prefeituras. “Além disso, também haverá a capacitação para a elaboração dos Planos de Adaptação Climática, apontando medidas prioritárias”, diz.