Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

03 ago 2021

Blog Post

Vaguinho pede união de esforços por centro de diagnósticos por imagem
Câmara Municipal

Vaguinho pede união de esforços por centro de diagnósticos por imagem 

O vereador Vagner Basto (Republicanos) pede que Prefeitura e Santa Casa unam esforços visando a construção de um centro de diagnóstico por imagem em Descalvado.

De acordo com ele, muitos descalvadenses aguardam por meses para a realização de exames como mamografia, ultrassom, tomografia e ressonância magnética, entre outros.

Quando chega a data do exame, precisam se deslocar a outras cidades. Para não perder o dia de trabalho ou devido à dificuldade do deslocamento, alguns pacientes acabam até mesmo desistindo do procedimento, agravando seu quadro clínico”, observa.

Vaguinho afirma que “Descalvado tem a Santa Casa, onde a realização desses exames seria de grande utilidade para a população e, também, para aumentar a rentabilidade do hospital, que oferecerá os serviços aos convênios particulares e aos municípios vizinhos”.

Apoio aos Idosos

O parlamentar solicita contatos com o Governo do Estado a fim de que Descalvado passe a integrar o Programa “São Paulo Amigo do Idoso”. Dentre outras medidas, poderia ser implantado um Centro Dia Amigo do Idoso na cidade.

Instituído em 2012, o programa envolve ações voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população idosa, baseadas no conceito do envelhecimento ativo da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vaguinho explica que o Centro Dia Amigo do Idoso é um espaço de acolhimento para idosos semi dependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. “A prioridade do atendimento é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia”, completa.

Programa

O vereador solicita que Descalvado adira ao programa estadual “Municípios Paulistas Resilientes”. O objetivo, explica Vaguinho, é a identificação de vulnerabilidades relacionadas às mudanças do clima, e capacitar os municípios para elaboração de planos de adaptação climática.

Segundo ele, o projeto disponibiliza a base de geodados estadual, facilitando a identificação das vulnerabilidades relacionadas às mudanças do clima pelas prefeituras. “Além disso, também haverá a capacitação para a elaboração dos Planos de Adaptação Climática, apontando medidas prioritárias”, diz.

Related posts