Após o grande aumento no número de casos de Covid-19 no município e do esgotamento de vagas de internação para o tratamento da doença, tanto na Santa Casa local quanto nos demais hospitais da região, no início desta semana aconteceu no Paço Municipal uma reunião envolvendo o prefeito Becão, o Secretário de Saúde, Wander Bonelli, o responsável pelo Controle Interno da municipalidade, Antonio Aparecido Rischini, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Sidnei A. Pizza, para tratar – de forma prioritária – da criação de novos leitos para internação de pacientes com Covid no município de Descalvado.

A preocupação surge em meio ao pior momento da pandemia, de acordo com os dados oficiais da Secretaria de Saúde. Com a situação no nível mais crítico desde maio de 2020, quando foi registrado o primeiro caso no município, a rápida resposta das autoridades municipais tem sido crucial para o controle e mitigação da doença.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, na semana compreendida entre os dias 30 de maio a 5 de junho, a cidade registrou 204 novos casos de Covid-19, consolidando-se como a pior semana desde o início da pandemia. O recorde anterior era o da semana antecedente (de 23 a 29 de maio), com 167 novos casos, o que representou um crescimento de pouco mais de 22% em apenas 7 dias.

Além disso, o mês de maio também se consolidou como o mês que mais registrou casos positivos da doença desde o início da pandemia: 587 no total. Quanto ao número de óbitos, os meses de fevereiro e março foram os que mais registram mortes, com 10 casos por período. Porém, decorridos apenas 10 dias, o mês de junho já acendeu a luz de alerta para o número de óbitos por Covid-19, uma vez que já são 6 casos registrados desde o dia 1º.

NOVOS LEITOS

Com o aumento considerável do número de casos em Descalvado, bem como do aumento do número de internações, na semana passada, a Santa Casa de Misericórdia já havia transformado 7 leitos de enfermaria comum em ‘leitos covid’. A ação, porém, apenas aliviou a pressão no sistema por um curto período, sendo consenso entre os agentes municipais que a criação de mais leitos é de extrema urgência e necessidade.

Atento as explicações, o prefeito Becão sugeriu a criação de um novo espaço anexo ao prédio que abriga a Santa Casa, de forma a transferir todo o aparato ambulatorial do chamado ‘covidario do hospital’ para uma ala externa, liberando espaço para a implantação de mais 9 leitos. Atualmente, a Santa Casa conta com 24 leitos clínicos exclusivos para pacientes com Covid-19, e outros 4 leitos equipados para os casos mais graves, inclusive com respiradores e equipamentos de suporte avançado.

Com a criação dos novos leitos por meio de um novo convênio, a Prefeitura e a Santa Casa aumentarão o número de vagas em cerca de 40%, aliviando assim a pressão no sistema público de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal, na semana passada a entidade chegou a contar com 100% dos leitos ocupados, trazendo grande preocupação para as autoridades em saúde.

A ação que foi definida na reunião desta semana foi a criação de um espaço temporário, por meio de uma estrutura externa e anexa ao prédio da Santa Casa, de forma a acomodar todo o ambulatório do ‘covidário’, incluindo a recepção, sala de espera, consultórios e sala de observação.

A implantação de todo este anexo, bem como a contratação de novos profissionais de enfermagem para o atendimento dos novos leitos clínicos estará sendo custada através de recursos próprios da Prefeitura Municipal, por meio de recursos próprios. Este é mais um importante investimento do Poder Público Municipal para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

A estimativa é de que a estrutura locada para a criação do novo espaço junto a Praça Dr. Otávio Gabrielli esteja concluída até o próximo final de semana, incluindo todas as instalações hidráulicas e elétricas, e tão logo a estrutura ambulatorial do ‘covidário’ esteja funcionando no novo espaço, as adaptações internas do prédio da Santa Casa (como por exemplo a instalação de uma nova rede de oxigênio e da rede elétrica) sejam iniciadas e concluídas no prazo de mais 10 dias.

O Secretário de Saúde ressaltou que este é o ‘Plano C’ no combate a pandemia da Covid-19, e que concomitantemente a isso, a secretaria também vem atuando de forma expressiva na campanha de imunização, colocando a cidade em destaque em todo estado de São Paulo.

Vale lembrar que a Secretaria anunciou nesta quinta-feira (10) a vacinação de pessoas com idade de 50 anos ou mais, sem comorbidades, a partir da próxima terça-feira, dia 15 de junho. “Se o município continuar recebendo regularmente as doses das vacinas, sem que haja qualquer redução nas remessas, nossa previsão é de que até o final de agosto toda a população acima de 18 anos já tenha recebido a primeira dose do imunizante”, informou Wander Bonelli.