Equoterapia oferece benefícios para a saúde de pessoas com deficiências e necessidades especiais.

Ismael Franceschini sugere à Prefeitura Municipal de Descalvado, a contratação de profissionais para ministrar aulas de equitação e sessões de Equoterapia para crianças com deficiências e necessidades especiais.

A equitação é a arte de montar a cavalo seja como parte do hipismo ou como lazer. A montaria proporciona incontáveis benefícios para a saúde psíquica. Além disso, é um excelente exercício físico, educativo e de socialização, especialmente, para o público infantil.

Montar a cavalo também faz parte de um método terapêutico reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (Parecer nº 06/97, de 09 de abril de 1997), que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e necessidades especiais e os terapeutas ajudam a estimular a fala, a linguagem, o tato, a lateralidade, organização e orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, análise e síntese, e raciocínio, sendo capaz de diminuir a agressividade, tornando o paciente mais sociável.

Nesse sentido, o vereador acredita que o município possa contribuir com as pessoas com necessidades especiais da cidade integrando um serviço a mais a rede pública de saúde.