Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

02 ago 2021

Blog Post

Prefeito firma convênio para aquisição de novos equipamentos para o CRAS e o CREAS
Destaque

Prefeito firma convênio para aquisição de novos equipamentos para o CRAS e o CREAS 

O prefeito Becão (PL) assinou, na manhã desta terça-feira (25), convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), para a aquisição de equipamentos e mobiliários que serão destinados para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O convenio foi assinado no gabinete do prefeito, na presença da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) do município, Maria do Carmo M. Reschini, da Diretora Cilmara Batista, e dos diretores da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Araraquara, Paulo Albano Filho e Elder Leopoldo Junior.

Ao processo que destinou a verba de R$ 60 mil para a área social do município teve início na legislatura passada da ALESP, por intermédio do ex deputado Celso Nascimento. Após paralização do processo na esfera estadual, e por intermédio do vereador Vagner Basto, a liberação dos recursos foi aprovada, e o convenio foi assinado nesta semana.

De acordo com a secretária Maria do Carmo, os recursos serão utilizados para a aquisição – mediante processo licitatório – de equipamentos de informática, estação de trabalho, TV, armários, fogão, geladeira, mesas, cadeiras e ventiladores, que equiparão os prédios que abrigam o CRAS (cuja construção está em fase final) e do CREAS do município.

“Estas são duas importantes unidades do município que prestam um atendimento de excelência para a nossa população. Com estes recursos, vamos adquirir novos equipamentos e mobiliários para proporcionar um atendimento ainda mais digno para todos”, afirmou o prefeito Becão.

SOBRE O CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

A partir do adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

SOBRE O CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. O CREAS oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no CREAS também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

Related posts