O vereador Vagner Basto (Republicanos) solicita à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) que inicie estudos visando à implantação de uma nova represa para abastecimento de água em Descalvado. Pede ainda que faça a divulgação e a fiscalização dos locais onde há constante desperdício de água.

Ele lembra que, além das represas Calmon e Rosário, o Município utiliza 50% de captação de água de poços artesianos. “O Município vem apresentando considerável expansão urbana, o que acarreta um aumento significativo no consumo de água”, observa.

Nesse ritmo, a probabilidade de surgirem problemas quanto à distribuição de água à comunidade é grande, principalmente nos períodos de estiagem, o que poderá fazer com que a cidade entre em estado de emergência”.

Segurança no Paço Municipal

Vaguinho sugere o fechamento do Posto de Atendimento do Banco Santander no Paço Municipal. De acordo com ele, “há risco iminente de assaltos, já que a Prefeitura não possui sistema de vigilância”.

Em julho do ano passado, meliantes invadiram o local, renderam o vigia e com um maçarico arrombaram o caixa eletrônico. O funcionário foi exposto a forte violência psicológica e física”, destaca.

O Paço Municipal é muito movimentado, tem dezenas de funcionários e é preciso que a segurança de nossos cidadãos esteja em primeiro lugar”.

Mudança

Vaguinho pede também a mudança dos setores de Tributação e Tesouraria para a região central da cidade, conforme apontamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE).

O TCE já apontou também a necessidade da mudança dos setores de Tributação e da Tesouraria para uma região mais central da cidade, dada a fragilidade destas seções”, diz.

Kits

O vereador solicita à Secretaria de Educação e Cultura que faça a entrega dos materiais de estudo e dos kit’s alimentação aos alunos da zona rural por meio do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI).

As unidades escolares estão distribuindo material pedagógico para que os alunos façam aulas de dentro de suas casas. Os pais devem retirar o material de apoio nas próprias unidades e depois levá-los de volta para os professores.

O mesmo, segundo Vaguinho, ocorre com a distribuição dos kits alimentação, onde cada família retira os alimentos na escola onde o aluno está matriculado.

“Os alunos residentes na zona rural possuem maior dificuldade de deslocamento à unidade escolar e, portanto, de acesso aos materiais fornecidos para as atividades neste período, bem como aos kit’s alimentação”, afirma.

Vaguinho também quer saber por qual os ônibus escolares encontram-se na quadra poliesportiva da EMEF Prof.º Dirce Sartori Serpentino.