A indicação n° 241 do vereador Vagner Basto, de 03 de maio de 2021, sugere ao Poder Executivo, a formalização de parceria com empresas locais para oferecer cursos profissionalizantes e preparatórios para concursos.

O objetivo é capacitar e abrir portas do mercado de trabalho para a população menos favorecida e Vagner disse que já entrou em contato com algumas empresas que mostraram disponibilidade em ceder materiais ou subsidiar professores, caso o Poder Executivo se disponibilize a ceder o espaço físico para as aulas.

Com relação aos concursos públicos, o vereador salientou que há vários editais de concursos em andamento com vagas que exigem formação até o ensino médio, entretanto, a concorrência costuma ser grande e é preciso estudo e preparo para efetivamente conquistar uma vaga de emprego.

A parceria público-privada para formar novos profissionais para o mercado é positiva, principalmente em setores que carecem de mão-de-obra. Aqui na cidade, jovens têm dificuldade de acesso ao ensino profissionalizante que é um caminho certo que conta em entrevistas de emprego”, finalizou o vereador.

*Vagner Basto requer construção de prédio para o CAPS*

Em uma das suas indicações da semana, Vagner Basto pede ao Prefeito Becão Reschini a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial para ampliar os serviços oferecidos pelo CAPS já existente aos cidadãos que precisam de atendimentos quanto a aspectos da saúde mental.

O atual prédio onde o CAPS está instalado é alugado, e, acredito que uma nova unidade, adaptada às necessidades dos profissionais em atender e dos pacientes promoverá maiores resultados”, afirmou o vereador.

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Descalvado  atende diariamente diversos pacientes com doenças psiquiátricas, além de usuários de drogas e álcool. Entretanto, a pandemia agravou ou desencadeou quadros depressivos em diversos indivíduos e aumentou a demanda do Centro.