Desde o início do ano, o programa de castração gratuita de cães e gatos da Prefeitura de Descalvado já realizou um total de 600 procedimentos no município. Os números são da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), que desenvolve o projeto em parceria com a Secretaria de Saúde.

Desde 2017, a Prefeitura priorizou o serviço de castração de cães e gatos, por meio do programa que tem como objetivo não apenas o controle populacional desses animais, mas também o combate ao abandono e aos maus tratos.

A iniciativa atende o público em geral, mas prioriza a população de baixa renda ou que façam parte de algum programa social, além de dar atenção especial aos animais sob os cuidados de Ong’s, protetores independentes e de pessoas que cuidam de animais de rua.

As castrações são viabilizadas por meio de um convênio entre a Prefeitura e a Associação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Descalvado. A ação prioriza a castração de fêmeas caninas e felinas, sem deixar de atender também os animais de sexo masculino.

De acordo com a Diretora da SEAPA, Maria Cristina Casteglioni Roque, não há fila de espera para quem procura pelo atendimento. “As castrações estão sendo realizadas dentro da semana, ou no máximo, na semana seguinte. É tudo muito rápido”, enfatizou.

Para aderir ao programa, o tutor ou responsável pelo animal deve entrar em contato com a SEAPA, localizada a Rua José Rodrigues Penteado, 27, centro, ou pelo telefone (19) 3583-3052, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 10h30 e das 13h00 as 16h30.