O governo estadual divulgou, durante a coletiva de imprensa da última sexta-feira (16), o ranking de cidades paulistas que mais aplicaram doses da vacina contra Covid-19 por percentual de distribuição. Com 104,08% de aplicação, Descalvado se destacou entre as dez que mais vacinaram proporcionalmente, sendo em eles, o único município pertencente a DRS-III de Araraquara.

Até às 9h desta terça-feira (20), a cidade contabilizava 9.375 doses aplicadas, sendo 5.606 na primeira dose e 3.769 na segunda, segundo dados do Vacinômetro. Quanto ao percentual da população que já recebeu a 1ª dose da vacina (de acordo com o número oficial de habitantes), a cidade já atingiu a marca de 16,5% da população imunizada. “Esses municípios utilizaram 100% das vacinas que entregamos. São bons exemplos de vacinação aqui no Estado de São Paulo”, afirmou o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi.

O secretário de saúde, Wander Bonelli, comentou sobre os excelentes resultados que vem sendo atingidos: “A equipe da Secretaria de Saúde vem trabalhando arduamente para o plano nacional de imunização. Todo esse empenho tem sido essencial para atingirmos esses índices. A implantação de um posto central de vacinação contra a Covid-19 na Sede Paroquial, que é um lugar de fácil acesso e conhecido por todos os moradores, também favoreceu toda a logística da campanha. Além disso, nossa rede de atenção básica tem trabalhado para avisar a todos os grupos prioritários não percam as datas de vacinação, e também utilizamos de todos os recursos par que a divulgação de datas e horários cheguem a todos os cantos da cidade”, comentou.

Ainda de acordo com o secretário, a vacinação começa assim que são disponibilizadas novas doses. O próximo grupo definido pelo Governo de São Paulo serão os idosos de 65 e 64 anos, agendados para os dias 22 e 23 de abril (quinta e sexta-feira).

O município também faz parte da campanha Vacina Contra Fome, no qual quem for se vacinar pode doar alimentos.