Coleta será feita na Unesp de Araraquara e o deslocamento dos doadores voluntários será feito por transporte cedido pelo serviço municipal de saúde.

A Santa Casa de Descalvado, em parceria com o Hemonúcleo Regional de Araraquara realizará no próximo dia 16/04, sexta-feira, mais uma campanha de doação de sangue, com o intuito de abastecer o banco da rede de saúde regional da qual Descalvado está inserida.

A ação será realizada na sede do hemonúcleo, situada na Unesp – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, no campus de Araraquara, a partir das 8h e prevê inicialmente um total de 12 vagas para doadores voluntários. Se houver uma procura maior, uma segunda data será agendada pela coordenação local da campanha.

Os voluntários que quiserem e tiverem a disponibilidade da doação, basta entrarem em contato com a Santa Casa, pelo telefone (19) 3583.1133 e passarem seus dados para a Enfermeira Dionéia. O deslocamento até a cidade de Araraquara será feito por transporte cedido pelo serviço municipal de saúde, não tendo custo ou despesa para o doador.

Em razão da pandemia do coronavírus, o processo se torna ainda mais importante e será realizado com as devidas medidas de segurança e precaução. Todos os doadores deverão estar usando máscaras em todo o trajeto e durante a doação, bem como manterão distanciamento adequado – e é por este fato que as vagas são apenas para 12 voluntários.

QUEM PODE DOAR E COMO PROCEDER:

Os voluntários deverão apresentar documento de identidade original com foto (R.G., CNH, etc). É preciso ter entre 18 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos) e pesar acima de 50kg.

NÃO SE DEVE FAZER JEJUM! Ao contrário, quem for doar tem que estar bem alimentado e o indicado é fazer refeições leves e não gordurosas (pães, bolos, torradas bolachas e alimentos que contenham carboidratos).  Se ingerir ovo, bacon e alimentos gordurosos deve-se aguardar 3h.

QUEM PEGOU COVID, PODE DOAR?

 De acordo com a coordenação da campanha, o voluntário que contraiu COVID-19 leve e tratou em casa, deve aguardar 30 dias para fazer a doação. Aqueles que contraíram COVID-19, ficaram internados mas finalizaram o tratamento sem sequelas, devem aguardar 03 meses e, aqueles que ficaram internados e chegaram a ser entubados, porém hoje encontram-se sem sequelas, devem aguardar 06 meses.

Os demais requisitos são:

–  Estar em boas condições de saúde.  Avisar antecipadamente caso faça uso regular de algum medicamento;

– Dormir pelo menos 6 horas na noite que antecede a doação;

–  Realizar uma refeição completa na noite que antecede a doação (jantar);

– Não ingerir bebida alcoólica de 12 à 24 horas antes da doação;

– Não fumar 1 horas antes e 1 hora depois da doação;

– Não praticar exercícios físicos exagerados antes e após a doação;

– Não forçar o braço após o ato da doação para evitar sangramentos e hematomas, manter o curativo por pelo menos 1 hora;

– É necessário permanecer no Serviço Hemoterápico após a doação por 15 minutos;

Atenção: Homens podem doar no máximo, quatro vezes ao ano, enquanto mulheres, três

vezes ao ano.

Maiores informações sobre QUEM DEVE AGUARDAR e QUEM NÃO PODE DOAR, podem ser acessadas no site do Hemonúcleo Regional de Araraquara: https://www2.fcfar.unesp.br/#!/hemonucleo