O vereador Marcelo Figueiredo (Cidadania) sugere ao Executivo formalização de parceria com os planos de saúde Unimed e São Francisco para instalação de uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva em Descalvado.

De acordo com ele, “vivemos uma crise sanitária sem precedentes com a pandemia de covid-19 e tem sido amplamente noticiada a falta de leitos, principalmente, de Unidades de Terapia Intensiva”.

Figueiredo destaca que “este tipo de unidade recebe pacientes que estão em processo de estabilização ou em estado de saúde não muito grave, mas que requerem observação e monitoramento contínuo, além de ter custo menor que uma UTI”.

O parlamentar pontua que “para o bom funcionamento desta unidade, haveria a necessidade de um aparelho de tomografia e um aparelho de ultrassom, que seriam de grande valia para Descalvado, que há tanto tempo vem sendo solicitados pelos munícipes”.

IAMSPE

Marcelo Figueiredo solicita ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) que crie um ponto de atendimento em Descalvado. Atualmente, os servidores estaduais conveniados têm como ponto de atendimento mais próximo as cidades de Araraquara e Ribeirão Preto.

O IAMSPE atua na promoção da saúde, prevenção de doenças, assistência e reabilitação dos doentes e garante acesso à rede de serviços, própria ou contratada. No caso do oferecimento dos serviços em Descalvado, a cidade poderia ser tornar uma referência e, assim, além de beneficiar os servidores estaduais que residem na cidade, poderiam ser atendidos servidores de toda a região”, afirma.

Lombofaixa

Figueiredo solicita instalação de uma travessia elevada de pedestres, lombofaixa, na Avenida Bom Jesus, nas imediações da Santa Casa. A medida, aponta, contribuiria para melhorar a mobilidade, acessibilidade e segurança dos pacientes e demais transeuntes que circulam naquela região.

A Avenida Bom Jesus é uma das vias mais movimentadas de Descalvado e que, além do fluxo intenso, os veículos costumam trafegar em velocidades elevadas. A via passa na lateral da Santa Casa e é um dos principais acessos para quem precisa ir até o hospital ou Pronto Socorro”, diz.