O vereador Reinaldo Ninja (PSDB) propõe união de esforços de todos os segmentos sociais e políticos para a obtenção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Descalvado. Ele promoveu reunião na manhã desta sexta-feira, 9 de abril, para tratar da questão.

Ninja debateu com representantes da Prefeitura, Santa Casa e assessoria parlamentar do deputado federal Carlos Sampaio (PSDB). Todos foram unânimes em apoiar a iniciativa e se colocaram à disposição para colaborar.

O próximo passo será envolver empresários, instituições, sociedade civil e outros municípios da região na luta pela UTI. O parlamentar também pretende agendar encontros com representantes do Ministério da Saúde e do governo do Estado para avançar nas tratativas. Os ofícios estão sendo encaminhados pelo assessor de Carlos Sampaio.

Conforme os participantes, o maior problema não é nem tanto implantar a UTI com todos os equipamentos necessários, mas a manutenção da unidade, uma vez que os custos são elevados para cobrir, sobretudo, as equipes altamente especializadas necessárias para o funcionamento de uma UTI.

Sem dispor de uma unidade no município, Descalvado conta hoje com dez respiradores e quatro leitos para estabilização de pacientes. Essa estrutura tem sido utilizada para o atendimento de pessoas infectadas pela covid-19.

O mais importante foi dar o primeiro passo e receber apoio para nossa luta. Agora, vamos buscar mais apoios e para depois sairmos em busca dos recursos necessários para termos os leitos de UTI em nossa cidade e, principalmente, conseguir manter esses leitos”, afirma Ninja.

Estiveram presentes Diego da Global, vice-prefeito; Wander Bonelli, secretário de Saúde; Antônio Aparecido Rischini, secretário de Finanças; Marcelo Monzani, secretário de Administração; Márcia Pratta e Michele Libero, gestoras da Santa Casa; e Adauto dos Reis, assessor do deputado Carlos Sampaio.