A Prefeitura de Descalvado anunciou no final da tarde desta terça-feira (16) a antecipação da vacinação de idosos entre 72 e 74 anos contra a Covid-19. Pessoas com 74 anos de idade devem procurar pelo posto de vacinação na sexta-feira (19). Já os idosos com idade entre 72 e 73 anos, serão vacinados no sábado, dia 20.

Inicialmente, a imunização das pessoas nessa faixa etária estava prevista para começar na segunda-feira (22). Com o novo calendário, a vacinação está sendo antecipada em três dias. A vacinação está sendo feita na Sede Paroquial (ao lado da Praça da Matriz), no horário compreendido entre as 8h30 e 15h.

Como sempre, no caso da utilização do sistema drive-thru, recomenda-se a presença de 2 acompanhantes: um para fazer o cadastro e o outro para o deslocamento do veículo, de forma a agilizar o fluxo do trânsito. Além disso, também é recomendável que se faça o pré-cadastramento no site “Vacina Já” (https://www.vacinaja.sp.gov.br/).

O Secretário de Saúde do município, Wander Bonelli, afirmou que o avanço da vacinação foi possível graças à entrega de doses da Coronavac que o Instituto Butantan fará nesta quinta-feira (18). “Podemos antecipar a vacinação de idosos de 72, 73 e 74 anos, o que corresponde a 662 pessoas. Em números absolutos, o município de Descalvado já aplicou, até nesta quarta-feira, dia 17 de março, 4.184 doses da vacina contra a Covid-19”, completou Bonelli.

O número de pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante (3.019) corresponde a 9% da população descalvadense, porcentagem que é quase o dobro da média nacional (4,91 da população brasileira) e bem acima da média estadual, que é de 6,43%. Já o número de pessoas que receberam a 2ª dose do imunizante totaliza 1.165.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o governo de SP também manteve a previsão de iniciar em 29 de março a vacinação das pessoas com 70 e 71 anos.