O vereador Vagner Basto (Republicanos) solicita à Secretaria de Educação e Cultura que realize estudos e ações objetivando combater a evasão escolar durante e após a pandemia de covid-19.

Para ele, os altos índices de evasão escolar “São uma triste realidade do nosso País, que foi acentuada com a pandemia da covid-19. Sem apoio da escola e da família, o aluno não tem motivação e acaba desistindo de seguir com os estudos e com os seus sonhos de se formar e ter uma vida melhor”, afirma.

Vaguinho observa ainda que “além disso, algumas famílias não dão o suporte necessário para a crianças desenvolverem as atividades escolares em casa porque os pais trabalham o dia todo e quando chegam em casa possuem as tarefas domésticas”.

Por fim, o parlamentar argumenta que “o estudo de forma remota infelizmente não é acessível para grande parte dos alunos da rede pública; mesmo em Descalvado, uma cidade pequena, muitas famílias não possuem acesso à internet e aos equipamentos eletrônicos, como o computador”.

Respaldo a Professores

Vaguinho sugere que a Secretaria de Educação e Cultura ofereça respaldo aos professores e monitores de creche da rede municipal, “subsidiando todos os recursos necessários para o trabalho de forma remota neste período de pandemia”.

Em virtude da suspensão das aulas presenciais pela pandemia de covid-19 desde março de 2020, os professores e monitores da rede municipal vêm se reinventando de diversas maneiras para atender seus alunos, oferecendo-lhes a oportunidade de continuar os seus estudos de forma remota”, afirma.

Esses profissionais preparam todo o conteúdo passado aos alunos de suas próprias casas. Essas funções exigem a utilização de computadores, pacotes de internet, impressora com tinta e papel e até mesmo a contratação de assistência técnica para os equipamentos”.

CRAS e CREAS

Vaguinho solicita aos responsáveis pelos Centros de Referência em Assistência Social (CREAS e CRAS) que enviem à Câmara Municipal relatório pormenorizado das ações realizadas no Bosque do Tamanduá. “As ações do poder público voltadas a essa região devem ser mais intensas, principalmente ao que tange à assistência social”, salienta.