O vereador Daniel Bertini abriu a sessão realizada em 8 de fevereiro, falando a respeito da indicação que fez à Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEEC, onde pede a adesão do município ao Programa “Futuro Cientista – Aprendizado pela Descoberta”.

O Programa é vinculado à UFSCar – Campus de Sorocaba com apoio da Fundação Banco do Brasil. Ele objetiva “adotar” jovens talentos de escolas públicas e de unidades de acolhimento institucional para desenvolver competências para a ciência e o empreendedorismo.

Segundo o vereador, o programa é complementar ao ensino regular e acompanha a trajetória estudantil dos seus acolhidos, promovendo a alfabetização científica, entre o 6º ano do Ensino Fundamental (Cientista Júnior) até a vida universitária e o início da carreira científica.

Como grande precursora de pesquisa e desenvolvimento científicos no país, a UFSCar mantém programas a fim de inserir mais pessoas nesse universo, para o avanço da ciência brasileira”, frisou o vereador.

O Programa mantém uma página na internet, a partir da qual podem ser obtidas informações complementares: https://www.futurocientista.net e cabe ao departamento de educação do município realizar a inscrição.

Ativação das câmeras de videomonitoramento da cidade

Daniel cobrou informações, por meio de requerimento, sobre o sistema de câmeras de monitoramento que ainda não funciona efetivamente no Município. Desde 2013, a empresa responsável enrola e protela quando é cobrada pela conclusão do serviço. “Fiz diversas cobranças sobre isso no ano anterior e pretendo continuar cobrando, até que as câmeras sejam ativadas, para auxiliar a Polícia Militar no que tange ao combate da criminalidade”.