A Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) da Prefeitura de Descalvado informou que no próximo dia 5 de fevereiro todos os profissionais da Educação da rede municipal de ensino de Descalvado deverão retornar às suas atividades. Inicialmente será realizada uma reunião online, por unidade escolar, para a discussão das diretrizes iniciais e das atividades letivas. Seguindo o Plano São Paulo de retorno das atividades, a legislação estadual vigente e o Decreto Municipal nº 5.436, de 25 de janeiro último, serão organizados os grupos de salas de aula nas mídias digitais, bem como será realizada também nova Consulta Pública aos pais e responsáveis a respeito do retorno gradativo das atividades presenciais. Nas primeiras semanas as atividades serão todas virtuais!

Dependendo dos resultados da Consulta Pública e da legislação pertinente, as aulas poderão retornar, a partir do dia 22 de fevereiro, de maneira híbrida, ou seja, presencial, com até 35% do total de alunos, e virtual ao mesmo tempo. Essa decisão dependerá da fase em que a região se encontra, de acordo com o Plano São Paulo, e da Consulta Pública.
Não existindo condições objetivas de retorno das atividades presenciais, mesmo que parcialmente, todas as atividades continuarão de maneira remota, tal como aconteceu ao longo de quase todo o ano letivo de 2020.

A SEEC informou ainda que todos esses procedimentos serão amplamente discutidos com a comunidade, com os respectivos Conselhos de Escola e com o Conselho Municipal de Educação. “É uma decisão coletiva, sendo de responsabilidade de todos os cidadãos”, informou a secretaria em comunicado. “Os principais objetivos são a segurança de todos os envolvidos no processo e a garantia do ensino e da aprendizagem dos alunos”, finalizou o informe.