Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio de cursos e avaliações voltadas à modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mais de mil escolas estaduais paulistas oferecem EJA (Educação para Jovens e Adultos) para conclusão dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Os cursos do Ensino Fundamental-Anos Finais são oferecidos para alunos a partir de 15 anos. Já os interessados em concluir o Ensino Médio precisam ter, no mínimo, 18 anos.

Os módulos de 6 meses cada são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. O curso conta com quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira. Em Descalvado, a Educação de Jovens e Adultos é oferecida na Escola José Ferreira da Silva, que nesta semana anunciou que encontram-se abertas as matrículas para EJA do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos). Os interessados devem procurar a escola das 7h30 às 16h30 com os documentos pessoais.