Na manhã do último dia 8 de janeiro, o prefeito Becão e o Secretário de Saúde Wander Bonelli, realizaram uma reunião virtual com os membros da Comissão Municipal de Saúde, de representantes de outros setores da Prefeitura de Descalvado, do Poder Legislativo, e da Polícia Militar, para debater o plano de vacinação contra a Covid 19ª, anunciado pelo governo do estado de São Paulo para iniciar no próximo dia 25 de janeiro.

A reunião aconteceu no Anfiteatro Municipal, com transmissão ao vivo pelo Google Meet a todos os conselheiros municipais. De acordo com o prefeito, a equipe da secretaria de saúde vem se preparando para o plano de imunização, de forma a garantir o início da vacinação tão logo o município comece a receber as vacinas do governo estadual. “Estivemos reunidos junto com as equipes de saúde que irão atuar diretamente no plano de vacinação contra o novo coronavírus em Descalvado. O grupo vem trabalhando para que a secretaria realize a atividade de forma eficiente e dentro dos padrões elencados pelo Plano Estadual de Imunização, elaborado pelo governo do Estado. Assim que o município começar a receber as doses da vacina, a estrutura logística já deverá estar pronta, bem como estarão preparadas todas as equipes responsáveis pela imunização”, disse o prefeito Becão.

Conforme explicou o secretário de saúde, a Secretaria Estadual de Saúde e o Instituto Butantan ainda não informaram sobre as possíveis datas para a chegada do material. “A Secretaria já está organizada e entre as prioridades está a imunização total do grupo de pessos inclusos na primeira etapa da vacinação”, explicou Bonelli.

De acordo com o Plano Estadual de Imunização, a primeira etapa de vacinação vai priorizar profissionais da saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas. A expectativa do Estado é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses, até o dia 28 de março.

Toda a estrutura do setor de saúde estará mobilizada e voltada à vacinação a partir da chegada da vacina. “Esperamos que a execução do trabalho ocorra dentro da normalidade, conforme a chegada das doses da vacina no município. O papel da imprensa será fundamental para que a comunidade receba as informações sobre a programação que teremos daqui para frente”, disse o prefeito.

O secretário de saúde também informou que todas as unidades do município já estão preparadas para o recebimento da vacina, e que a secretaria também já havia se programado quanto a aquisição de todos os insumos necessários, como por exemplo seringas e agulhas.

DISTRIBUIÇÃO DA VACINA

O governo estadual detalhou a logística da primeira fase do Plano Estadual de Imunização. Haverá uma ampliação dos atuais 5.200 postos de vacinação para até 10 mil (incluindo utilização de escolas, sistemas drive-thru, entre outros), com atuação de pelo menos 52 mil profissionais de saúde, das 8h às 22h, de segunda a sexta. Os locais também irão funcionar em finais de semana e feriados, das 8h às 18h.

O plano prevê a distribuição direta e semanal de vacinas para os 200 municípios mais populosos e a entrega em 25 centros de distribuição regional para a retirada dos demais 445 municípios.

A previsão é distribuir até 2 milhões de doses da vacina por semana, com o uso de caminhões refrigerados. A operação contará com o apoio de 25 mil policiais para escolta e segurança nos centros de distribuição. 75 milhões de seringas e agulhas também já estão disponíveis, segundo o governo.

COMO FUNCIONA A VACINA

O Instituto Butantan e o Governo de São Paulo informam que a vacina contra o coronavírus obteve 50,38% de eficácia global no estudo clínico desenvolvido no Brasil, além de proteção de 78% em casos leves e 100% contra casos moderados e graves da COVID-19. Todos os índices são superiores ao patamar de 50% exigido pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

A CoronaVac é produzida com vírus inativados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) para inoculação em humanos. Com a aplicação de duas doses, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da COVID-19.