Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

05 ago 2021

Blog Post

Lançamento do livro “Descalvado no Século XX”
Destaque

Lançamento do livro “Descalvado no Século XX” 

Entrevistamos um dos autores da obra; livro aborda aspectos do município após a queda do café.

Parte dos autores do livro “Descalvado no Século XX”. Da esquerda para a direita: Marco Pratta, Rogério Gomes, Leonice Zago Pierin, Romualdo Corrêa, Márcia Tessarin, Alessandra Paganotto, Maria Luiza Spanghero Dolci, Sandra Araújo Pizza, Paulo Afonso Gabrielli Filho e Júlio Mesquita Moretin.

No final de dezembro de 2020, foi lançado na Câmara Municipal de Descalvado o livro “Descalvado no Século XX”. Organizado pelos professores Alessandra Paganotto e Marco Antônio Pratta, a obra contou com a colaboração de historiadores e memorialistas empenhados na preservação da história descalvadense, registrando-a para as futuras gerações.

Rogério Garrido Gomes (entrevistado por nossa reportagem), ao lado da professora Leonice Aparecida Zago Pierin, autores do capítulo sobre o cotidiano rural em Descalvado.

Entrevistamos Rogério Garrido Gomes, funcionário da prefeitura descalvadense e um dos autores envolvidos. Licenciado em História pelo Centro Universitário Internacional UNINTER em 2020, ele nos contou que os autores convidados dissertaram sobre temas relacionados ao século XX e as transformações pelas quais Descalvado passou nesse período. Mais precisamente, aspectos econômicos, políticos e sociais relacionados com o final do ciclo do café, por volta da década de 1930.

Rogério comentou acerca do trabalho dos autores convidados: que o autor Mário Sebastião Bonitátibus trouxe um panorama da sociedade e da economia existentes no final do século XIX e início do século XX; já o professor Marco Antônio Pratta, no segundo capítulo, analisou o fim do ciclo cafeeiro, o despovoamento da zona rural e as mudanças da economia local, com destaque para o ciclo do algodão, indústria, comércio e avicultura. Alessandra Paganotto, por sua vez, discorreu sobre as tecelagens no município, do auge ao declínio dessa fase produtiva.

Demais autores deram suas contribuições: pastor Romualdo Corrêa falou da Igreja Presbiteriana; Cal de Lima apresentou a Cavalaria Antoniana; Júlio Moretin levantou informações sobre o Bar Quatro Cantos; Paulo Afonso Gabrielli Filho escreveu sobre o Clube Esportivo e Recreativo Descalvadense (CERD); Maria Luiza Spanghero Dolci e Sandra Pizza relembraram a Escola Estadual José Ferreira da Silva; e Cida Alfieri contribuiu com biografias de professores e funcionários públicos que contribuíram de forma significativa para a sociedade descalvadense.

Ainda, há capítulos que trataram de pessoas anônimas ou com pouca visibilidade bibliográfica: o capítulo da professora Leonice Aparecida Zago Pierin que, junto com Rogério, falaram sobre o cotidiano na zona rural e referências culturais no século XX; e as manifestações culturais de raízes africanas em Descalvado, importante tema abordado pela professora Márcia Maria de Oliveira Tessarin.

Professores Marco Antônio Pratta e Alessandra Paganotto, organizadores da obra.

Sobre seu capítulo, “Cotidiano Rural e Referências Culturais no Século XX”, Rogério opina que esta foi uma grande oportunidade para registrar a vida do habitante da zona rural de forma contada por eles mesmos. Junto com Leonice, entrevistaram em 2019 sete pessoas, sendo duas mulheres e cinco homens, com idades entre os 70 e os 86 anos, consultando-os sobre referências a respeito da infância, da adolescência e da vida adulta que revelassem os modos de vida, costumes e crenças de sua geração.

“Estou orgulhoso de fazer parte dessa iniciativa dos professores Marco Pratta e Alessandra Paganotto, honrado em fazer parte desta equipe de autores e passando a figurar entre aqueles que escreveram sobre o município que aprendi a amar”, afirma o autor, nascido em Santos (SP) e que, junto com a família, veio para Descalvado em 1996.

Maiores informações podem ser obtidas junto ao Museu Público Municipal de Descalvado.

Related posts