Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

02 ago 2021

Blog Post

Descalvado recebe nota máxima da Cetesb no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos 2019
Destaque

Descalvado recebe nota máxima da Cetesb no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos 2019 

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) publicou o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos referente ao ano de 2019. De acordo com inventário, o município de Descalvado obteve, pelo 9º ano consecutivo, a nota máxima (10), mantendo a classificação de condições adequadas de operação.

O IQR (Índice de Qualidade dos Aterros Sanitários) avalia aspectos do manejo dos resíduos sólidos, como compactação e cobertura de terra, questões estruturais, como isolamento visual, além de cuidados com o meio ambiente, com a drenagem de gases e proteção do lençol freático. 

O índice IQR publicado agora pela Cetesb se refere à avaliação realizada em 2019. As notas de 0 a 7 são consideradas com condições inadequadas e a notas de 7,1 a 10 são consideradas em condições adequadas.  A correta gestão dos resíduos sólidos urbanos é fator primordial para assegurar o meio ambiente equilibrado e a qualidade de vida da população nos municípios.

Segundo dados da Cetesb, o índice que avalia a qualidade do tratamento dos resíduos por parte da Prefeitura Municipal de Descalvado vem sendo mantido no patamar máximo de avaliação desde 2011. De acordo com os dados do inventário, o município é uma das cidades que mais se destacam na região, conquistando ao longo dos últimos 9 anos, nota ‘10’ quanto as condições de tratamento e disposição dos resíduos urbanos.

Vale ressaltar que dos 639 municípios avaliados, apenas 91 se enquadraram na Faixa 1 do inventário, recebendo nota máxima quanto às condições ambientais dos aterros de destino dos resíduos urbanos.

SOBRE O ÍNDICE

Desde 1997, a CETESB apresenta anualmente informações sobre as condições ambientais e sanitárias das áreas de destinação final de resíduos sólidos urbanos nos municípios paulistas. Este Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos (referente a 2019) reflete as condições ambientais dos sistemas de compostagem, das estações de transbordo e da disposição final em aterro dos resíduos sólidos urbanos – RSU, oriundos da coleta pública, a partir de dados obtidos e consolidados em cada um dos 645 municípios do Estado, e comparados entre 2018 e 2019.

Na elaboração do Inventário, as instalações de compostagem, assim como as estações de transbordo e os aterros em operação no estado de São Paulo, são todos periodicamente inspecionadas pelos técnicos das Agências Ambientais da CETESB para coleta de informações.

Related posts