A Escola Municipal de Música “Maestro Quique Todescan” vêm desenvolvendo suas atividades online desde abril de 2020, através de sua página no Facebook e em grupos de WhatsApp. A proposta de trabalho visa diminuir os impactos negativos em relação às nossas atividades presenciais, ainda suspensas devido às determinações adotadas para o enfrentamento do novo coronavírus.

Para esse segundo semestre, a equipe de trabalho está seguindo um planejamento para aumentar o acesso dos alunos ao material pedagógico disponibilizado por cada professor à partir de agosto, incluindo a plataforma Google Sala de Aula, que possibilita ao aluno acompanhar as postagens feitas em cada um dos cursos oferecidos, ferramenta essencial para essa etapa dos nossos estudos.

A equipe que coordena os trabalhos da escola também vem trabalhando com a confecção de materiais direcionados aos diferentes níveis em que cada aluno se encontra, de acordo com seu instrumento, dentre eles os instrumentos de cordas, sopro, teclas, percussão e canto. Vale ressaltar os coordenadores consideram essas ações como uma maneira de buscar alternativas para dar seguimento às nossas atividades, embora o presencial seja insubstituível no que diz respeito às práticas instrumentais e corais. De acordo com os professores, um modelo de ensino não substitui o outro, porém a escola está com boas expectativas quanto ao direcionamento dado, visando fortalecer o elo entre aluno e escola.

A direção da Escola Municipal de Música “Maestro Quique Todescan” reforça que o momento exige que todos tenham compreensão para com a equipe de professores e instrutores, e, principalmente, que todos sejam solidários com os alunos, que são o foco do bonito trabalho que é realizado pela escola, aclarando o papel de se fazer presente nesse momento tão particular em que vivemos atualmente.