A Prefeitura Municipal de Descalvado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), entregou na última quarta-feira (12), a obra mais importante realizada ao longo dos últimos 20 anos: a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que vai tratar 100% do esgoto doméstico da cidade. Em razão da pandemia imposta pelo novo coronavírus, a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto acabou não sendo uma solenidade com o tamanho e a proporção com a qual a ocasião requereria, e por isso, o evento aconteceu de maneira singela e com um número bem reduzido de pessoas, o que não diminuiu a sua importância para o município.

Participaram da inauguração o prefeito Becão, o vice-prefeito Luiz Carlos Vianna, o Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, o Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Francisco Eduardo Loducca, o Diretor da Bacia do Pardo Grande, Carlos Alencastre, o Presidente da Câmara Municipal, Sebastião Ricci, acompanhado dos vereadores Argeu Reschini e Diego Rodrigues da Silva, o Procurador Geral do Município, Daniel Bagatini, os Secretários Valdecir Marcolino (SEMARH) e Roberto Bonani de Souza (SELT), do ex prefeito José Carlos Calza e do ex vice-prefeito Luís Antônio do Pinho, e demais diretores, assessores e servidores da Prefeitura.

Especificamente na área do saneamento básico, esta é a maior e mais importante obra já realizada no município ao longo de toda a sua história. A conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto só foi possível graças ao empenho do prefeito Becão, do vice-prefeito Luiz Carlos Vianna e de toda a equipe da administração municipal.

Após 10 anos de obras paralisadas, a ETE finalmente pode ser entregue para o povo descalvadense, inserindo o município no seleto grupo de cidades brasileiras que tratam 100% do seu esgoto doméstico. Vale lembrar que no último dia 22 de julho, o IBGE divulgou uma pesquisa mostrando que, em dez anos, o número de municípios que contam com esgotamento sanitário no Brasil aumentou 9,4%. Apesar do avanço, cerca de 40% das cidades brasileiras ainda destinam o esgoto de forma insatisfatória, por isso, essa conquista da Prefeitura de Descalvado é histórica e precisa ser comemorada!

Para o vice-prefeito Luiz Carlos Viana, o inicio das operações da Estação de Tratamento de Esgoto representa um marco muito importante para o desenvolvimento social e econômico, sobretudo, para a sustentabilidade do município de Descalvado. “Para o município crescer e desenvolver, não podemos deixar de investir em infraestrutura e principalmente em saneamento básico, oferecendo qualidade de vida. Por isso Becão e eu, juntamente com os nossos colaboradores e competente equipe concentramos todos os esforços, no sentido de conseguir finalizar esta grande obra. Temos certeza, que com a operacionalização da ETE novos empreendimentos surgirão, novas empresas surgirão, novos programas habitacionais surgirão, e nada disso é possível, sem que tenhamos em funcionamento um bom sistema de saneamento básico para garantir o nosso futuro”, comentou Luiz Carlos.

O prefeito Becão também comemorou com grande alegria a entrega desta que era uma obra tão aguardada por toda a população descalvadense, e também ressaltou sobre os benefícios que a estação de Tratamento de Esgoto trará para a cidade. “Parabéns Descalvado! A entrega da Estação de Tratamento de Esgoto é sinônimo de mais qualidade de vida, investimento na saúde da população, respeito ao meio ambiente e desenvolvimento para a cidade! Vamos em frente, com a benção e a proteção de Deus!”, exaltou o prefeito municipal.

“Essa é  uma obra de resgate da dignidade da cidade. Faz de Descalvado uma cidade ambientalmente correta. Foi triste ouvir que a cidade não podia crescer por falta dessa estação. Isso foi vencido! Agora teremos um novo futuro”, afirmou o Secretario de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

SOBRE A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO – A construção da ETE foi iniciada no ano de 2008 e pertence ao governo do estado, que na época contemplou o município por meio do Programa Água Limpa. Infelizmente, quando estava prestes a ser concluída no ano de 2010, um impasse na justiça fez com que o município de Descalvado deixasse de contar o seu esgoto tratado.

Até 2017, muitos entraves e poucas atitudes político-administrativas foram de fato tomadas, até que a atual gestão municipal arregaçou as mangas e encarou o problema como de fato precisava ser encarado. Com coragem e determinação, Becão e Luiz Carlos Vianna, após autorização do Poder Legislativo, firmaram um Contrato de Financiamento para os investimentos na área de saneamento junto a Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Desenvolve-SP, o que permitiu o acesso a uma linha de crédito de cerca de R$ 3,5 milhões para a aquisição e instalação das mantas protetoras e das demais benfeitorias que ainda restavam. A ETE opera com um conjunto de quatro lagoas de tratamento, sendo duas anaeróbias e duas facultativas; além de um tanque de contato para desinfecção. O sistema permite a remoção de mais de 90% da matéria orgânica. O conjunto inclui uma estação elevatória de esgoto, 1,4 mil metros linha de recalque e 102 metros de emissário final.