Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

05 ago 2021

Blog Post

Prefeitura recupera erosão no Córrego da Onça
Destaque

Prefeitura recupera erosão no Córrego da Onça 

A Prefeitura de Descalvado, através da equipe da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos (SPDOSP) resolveu um problema antigo de erosão às margens do Córrego da Onça, na região do Bairro Jardim Paola. Segundo o Diretor da pasta, Carlos H. Barbalho, há mais de 20 anos que o problema de erosão e assoreamento do córrego vinha ocorrendo.

A região recebeu uma série de intervenções, dentre elas a construção de uma contenção em formato gabião, garantindo assim estabilidade na encosta do córrego e evitando a continuidade do processo de erosão.

Há muitos anos que o referido trecho do Córrego da Onça acumulava uma série de fatores que influenciaram substancialmente para o aumento da erosão antrópica, tais como a ocupação inadequada e desordenada do ambiente urbano, o alto índice de impermeabilização do solo, a devastação de áreas de vegetação natural para a agricultura e técnicas agrícolas inadequadas e o desmatamento das matas ciliares.

Este processo – que tanto pode modificar e impactar o ambiente – acarreta em custos ambientais e econômicos para a sociedade, podendo ser expressos na escassez dos recursos hídricos, nas enchentes, nos processos de assoreamento dos rios e córregos, na exposição de sistemas como dutos e na perda da qualidade da água.

O processo erosivo é responsável por uma extensa gama de impactos no ambiente, incluindo o assoreamento do leito de córregos e riachos. Muros de gabião são muros de gravidade compostos por malhas hexagonais de dupla torção, preenchidas com pedras de granulometria adequada. Assim, após diversos estudos e análises de viabilidade técnica, econômica e ambiental, a equipe de engenharia da Prefeitura propôs ao Prefeito Becão a construção da estrutura de gabião com a utilização de pedras, projeto que foi analisado e aceito pelo prefeito municipal.

A utilização de gabiões em obras de contenção é uma das soluções usualmente adotadas para o controle de erosão por serem estruturas autodrenantes, flexíveis, de fácil execução, de baixo custo em relação aos outros tipos de estruturas de contenções, de baixo impacto ambiental e por se interagirem com o meio. Além da construção do muro, o local também deverá receber outras melhorias, como o plantio de mudas e de vegetação de forma a recuperar as margens do Córrego da Onça, na região do Jardim Paola.

Related posts