O projeto “Máscaras Vermelhas na Linha de Frente” é uma ação da Assistência Social juntamente com as artesãs oficineiras dos Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e demais alunos que frequentam estes Núcleos.

Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, o projeto é coordenado por sua presidente, Sra. Maria do Carmo Marcatto Reschini, mediante o recebimento de uma quantidade de camisas polo em malha piquê na cor vermelha, gentilmente doadas pela empresa DF Reciclagens Ltda, da cidade de Descalvado. O projeto de proteção à vida consiste no reaproveitamento das camisas para a confecção de máscaras de barreira, com dupla camada de algodão confeccionadas o modelo das N95. Camisetas polo doadas para a confecção das máscaras.

A coordenação do projeto estabeleceu que toda a produção seria doada aos profissionais da Saúde e da Assistência Social, pois estavam na linha de frente e precisavam ser protegidos. Além de serem uma excelente barreira, essas máscaras foram muito bem aceitas por todos, pois foram consideradas práticas e confortáveis.  Ao todo, foram distribuídas 1.246 máscaras.

Todos os setores dos profissionais da Secretaria de Saúde foram atendidos: CAPS, CEME, Centro Odontológico, Controle de Vetores, Farmácia Municipal, NAICA, sede da Secretaria de Saúde, Transportes, USF Raphael Chiarello (Bairro Jardim Albertina), USF. Norma Moreira Colucci (Bairro Jardim Colonial), USF. Maria Martins Kastein (Bairro Morada do Sol), USF. Arlindo Zóia (Bairro Santa Cruz), USF Benedicto Arruda de Oliveira (Bairro São Sebastião), USF José Ignacio Alonso (Bairro Tamanduá), NASF, Centro de Saúde Dr. Vital Brasil, Vigilância Epidemiológica, FÊNIX e Santa Casa de Misericórdia.

Na Secretaria de Assistência Social foram atendidos os servidores da ala administrativa da secretaria, bem como do CRAS, CREAS e Casa dos Conselhos.

Finalizando, o projeto atendeu também o Conselho Tutelar, Secretaria de Agricultura e parte da população.

Este projeto, além da confecção das máscaras, visa também despertar a conscientização da importância das máscaras. Sendo assim, um alerta em carro de som feito pela Assistência Social conscientizou a população sobre a importância do uso imediato e contínuo de máscaras nas ruas, pois quanto maior o número de pessoas usando máscaras, menor a chance de propagação do novo coronavírus.

De acordo com a Presidente do Fundo Social, é um consenso que ninguém gosta de usar máscaras, nem de ficar isolado, mas é preciso conscientização de todos para vencermos esta pandemia. “A população precisa estar voltada ao bem coletivo e saber que, se combinar o uso maciço de máscaras com o distanciamento físico e algum grau de confinamento, a pandemia pode ser administrada de modo responsável a fim de dar o tempo necessário para se encontrar uma vacina eficaz”, enfatizou.

 Segundo estudos, todos devem usá-las sempre que estiverem em público. É o chamado efeito de rede. “A minha máscara te protege e a sua máscara me protege”, afirma o cientista – pesquisador Jeremy Howard. Assim haverá, certamente, uma queda nos níveis de contaminação.

As equipes da Secretaria de Assistência Social e do Fundo Social de Solidariedade agradecem a iniciativa solidária da empresa DF Reciclagem Ltda pela oportunidade oferecida aos integrantes deste projeto, de forma a oferecer apoio aos profissionais da linha de frente. Essas iniciativas têm sido crescentes fazendo com que a solidariedade se apresente como forma de combate ao novo coronavírus, e uma das maiores armas contra a pandemia.

Ela vai ter fim. Vamos superá-la de modo sensato, confiando nas orientações das nossas lideranças fazendo o que eles dizem.

Que Deus abençoe e proteja nossa cidade.