A pulverização é realizada com uma solução de TH4+ produzido pela Vansil e que possui em sua fórmula o cloreto de benzalcônio, do qual neutraliza a ação do novo coronavírus.

A Prefeitura de Descalvado prossegue com o processo de higienização de vias públicas e locais de grande circulação. A ação – que é realizada por uma determinação do prefeito Becão e do vice-prefeito Luiz Carlo Vianna -, corre por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), mantém o cronograma que prevê a pulverização de toda a área urbana do município, especialmente em locais onde há grande circulação de pessoas.

Esta é a décima terceira semana consecutiva que a Prefeitura realiza a higienização nas ruas e avenidas de Descalvado. A equipe segue passando novamente por vias públicas e pontos de maior circulação, como todas as Unidades Básicas de Saúde, Pronto Socorro Municipal, escolas municipais que são polos de distribuição de merendas, supermercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis, Paço Municipal e demais secretarias municipais, agropecuárias, oficinas mecânicas, açougues, mercearias, deliverys, comércios de água e gás e demais locais de produtos e serviços que estão autorizados a funcionarem neste momento.

A pulverização está sendo feita com uma solução de TH4+, que possui eficiência viricida, cujo princípio ativo é o quaternário de amônio e glutaraldeído, em conjunto com o Vancid, produzido pela Vansil, que possui em sua fórmula o cloreto de benzalcônio. O vírus causador da COVID-19 pertence ao gênero Betacoronavírus e ao sub gênero Sarbecovírus, sendo um vírus envelopado e sensível à ação do TH4+, sendo este indicado para ser utilizado em instalações pecuárias, fazenda, hospitais veterinários, entre outros locais, servindo para desinfecção de superfícies de locais públicos.

De acordo com o prefeito Becão, que na última quarta-feira (24) acompanhou a pulverização na região do Paço Municipal, “a higienização com essa solução prosseguirá em todos os locais de aglomeração de pessoas, de forma a combatermos e erradicarmos o vírus, caso ele se encontre em calçadas, bancos de praças, acessos a locais públicos e outros ambientes. Essa solução é completamente segura e não oferece risco algum as pessoas, pois as recomendações de uso estão sendo seguidas à risca”, explicou o prefeito municipal.

A Secretaria de Saúde, porém, destaca que a higienização é uma medida preventiva, mas não dispensa o distanciamento social, devendo também permanecer os cuidados com a higiene pessoal e a determinação do uso obrigatório de máscaras, além da orientação para que a população fique em casa sempre que possível.