Risco de propagação do novo coronavírus e prioridade na utilização de recursos públicos para a área da saúde são os principais fatores analisados pela administração municipal.

O prefeito Becão e o vice-prefeito Luiz Carlos Vianna se reuniram nesta semana para debater a não realização, neste ano de 2020, da Festa de Aniversário de Descalvado, tradicionalmente realizada na Praça da Matriz nos dias que antecedem os feriados da Independência e da fundação da cidade (7 e 8 de setembro, respectivamente).

De acordo com os gestores municipais, o momento exige dos administradores públicos a responsabilidade necessária para evitar o risco de propagação do novo coronavírus, motivo pelo qual a prioridade na utilização de recursos públicos deve ser quase que exclusiva para a área da saúde. Ambos os fatores são os que estão sendo analisados com maior ênfase pela equipe da administração municipal.

Apesar do município estar inserido na região do estado classificada na Fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de enfrentamento a pandemia da Covid-19, sinalizando uma aparente situação de controle da crise na saúde pública, Becão destacou que não se pode baixar a guarda e achar que o pior já passou. “Descalvado foi classificada na fase amarela do Plano São Paulo, o que nos permitiu flexibilizar a quarentena imposta pelo governo estadual e permitir a retomada consciente de algumas atividades econômicas. Mas isso não significa que o pior já passou, já que o Plano São Paulo prevê um acompanhamento constante do comportamento da pandemia e dos números de pessoas infectadas pela Covid-19, podendo as cidades paulistas regredirem, a qualquer momento, para fases mais restritivas. A hora é de cuidar com a atenção da nossa população, e pedir que ela também faça a sua parte nesta batalha”, disse o prefeito.

“Por isso, estamos analisando um provável cancelamento das festividades em comemoração ao aniversário de 188 anos de Descalvado, em setembro próximo. Todos os sindicadores dos gestores da saúde do país e do estado apontam que ainda não atingimos o pico da pandemia, e ainda não há como saber quando isso vai acontecer. Até lá, a prioridade do Luiz Carlos e minha é a de continuar cuidando da saúde dos descalvadenses, fato que nos levou a analisar seriamente em não realizar a festa mais tradicional da cidade”, explicou Becão.

Luiz Carlos também comentou que a responsabilidade com a coisa pública não permite, sob qualquer hipótese, a realização de uma festa em meio a grave crise da saúde pelo qual atravessamos. “Falar em celebração em meio a esta pandemia pela qual atravessamos seria no mínimo, uma grande irresponsabilidade. A nossa população, muito mais do que nunca, merecia participar de uma grande festa para comemorarmos o aniversário de Descalvado, mas este não é o momento de se pensar nisso, infelizmente. Priorizamos a saúde desde o início dessa crise mundial, e não seria agora o momento que a administração municipal desviaria o seu foco e a concentração de suas forças”, enfatizou o vice-prefeito.

LIVES – Durante a reunião com a equipe da administração municipal, Becão e Luiz Carlos suscitaram a ideia de, durante o período em que se comemora o aniversário da cidade, pudessem ocorrer a transmissão de shows ao vivo pela internet, com a participação de artistas locais, de forma ajuda-los neste momento em que todas as atividades artísticas estão paralisadas, bem como para promover campanhas de arrecadação para as entidades do município.

A ideia do prefeito e do seu vice foi vista como uma excelente iniciativa por parte da Prefeitura Municipal, e poderá, ao menos, fazer com uma das datas mais festivas de Descalvado não passe em branco. Assim, Becão e Luiz Carlos determinaram que fossem feitos alguns estudos de como realizar este tipo de evento, sendo que uma nova reunião para debater o assunto deverá acontecer nos próximos dias.