O vereador Paulinho Gabrielli (MDB) solicita ao Executivo a aquisição urgente de um aparelho de tomografia computadorizada para o setor de raio X da Santa Casa. O equipamento pode auxiliar nos diagnósticos de Covid-19 e de uma série de doenças.

“A pandemia de Covid-19 vem causando graves impactos no sistema de saúde, e os testes para a detecção da doença ainda não estão disponíveis em larga escala. A tomografia vem se tornando um importante aliado para o diagnóstico mais rápido da doença, embora não substitua os exames de laboratório”, pondera.

“A tomografia permite identificar com agilidade os pacientes que precisam de cuidados especiais para que sejam orientados a seguir os protocolos mais rígidos de isolamento social ou, conforme o caso, ser encaminhado para tratamento imediato via internação ou Unidade de Terapia Intensiva”.

Paulinho aponta que a aquisição de um tomógrafo “é um pleito antigo da população descalvadense, dada a importância deste exame de imagem para diagnóstico mais preciso de uma série de enfermidades e, portanto, para salvar vidas”.

O parlamentar lembra que “uma série de recursos estão sendo alocados na área da Saúde e, inclusive, foram destinados a Descalvado verbas federais de quase R$ 4 milhões para uso no combate à pandemia”.

Parceria para Desinfecção

Paulinho solicita à Prefeitura que formalize parceria com a concessionária John Deere – Terra Verde de Casa Branca, para intensificar o trabalho de desinfecção das ruas e espaços públicos do Município. 

De acordo com ele, a concessionária se prontificou a disponibilizar para Descalvado um trator e uma bomba pulverizadora para o trabalho de desinfecção e sanitização. “A empresa se responsabiliza em trazer o trator e o pulverizador e, quando acabar a parceria, a concessionária vem retirar o veículo”, informa. 

O custo para a Prefeitura, conforme o vereador, ficaria por conta do motorista, do diesel e do produto a ser utilizado. Para Paulinho, o Município poderia utilizar o veículo próprio e o da concessionária para intensificar a desinfecção.

“A Prefeitura já havia adotado essa medida até a avaria da bomba de pulverização. Se firmar parceria com a concessionária, Descalvado poderia contar com dois tratores para a realização desse trabalho essencial para o combate à propagação do novo coronavírus”, afirma.